Home » Anderson Ozawa » Como Ter Uma Gestão de Operações Eficiente no Varejo

Como Ter Uma Gestão de Operações Eficiente no Varejo

Em novembro de 2016, escrevi um pequeno artigo falando sobre Gestão de Operações no varejo.

Ainda caminha lentamente o movimento que leva os varejistas a buscar uma estrutura de Operações que contemple:

  • Operações Logisticas

  • Operações de Loja

  • Tecnologia da Informação

  • Gestão de Estoques e Abastecimento

  • Gestão de Prevenção de Perdas

Com departamentos trabalhando de forma independente e sem conexão, o varejo acaba operando de forma ineficiente, com objetivos internos desconectados da meta final.

Para estruturar uma área desta natureza é preciso um executivo que tenha experiência, mas, sobretudo visão sistêmica, holística e integrada, e conectada com o negócio.

Comentamos no artigo incial o seguinte:

“Uma Diretoria de Operações dá condições à área Comercial para focar no atendimento ao cliente, buscando a execução perfeita.

Uma Diretoria de Operações dá força à marca, com o produto certo disponível no momento certo ao cliente certo.”

Ou seja, esta diretoria trabalha como espinha dorsal na estratégia das empresas, olhando o processo de ponta a ponta, da compra do produto até a venda ao consumidor, e também no retorno deste produto nas operações de troca, devolução, assistência técnica, a chamada logística reversa.

Quando o varejista determina a criação desta diretoria, abre para si mesmo, uma oportunidade de olhar novamente para seus processos e assim buscar uma mudança que alcançará uma melhoria na eficência da sua operação.

 

Muitas empresas, enxergam a logística desconectada da gestão de estoques. Outras exergam a operação de loja desconectada da gestão de abastecimento. E assim por diante. Se na cadeia de operação, alguma está funcionado indevidamente, cabe a diretoria de operações corrigir e dar rumo certo ao negócio.

Vale a pena parar e rever. Caso você não acredite no que estou dizendo, observe as estruturas das empresas de varejo brasileiras que estão obtendo sucesso sustentável na atualidade. Entre nos sites de Investidores e analise como está a estrutura da sua Administração. Todas tem uma Diretoria de Operações, inclusive estatutária, outras até com nomenclatura de Vice Presidente.

Se mesmo assim, você não achar importante, tem algo mais errado.

Sucesso!!!

Abraços e nos vemos por ai!

Publicado originalmente no LinkedIn:https://www.linkedin.com/pulse/como-ter-uma-gest%C3%A3o-de-opera%C3%A7%C3%B5es-eficiente-varejo-anderson-a-ozawa

Prof. Anderson Ozawa – LinkedIn [https://www.linkedin.com/in/anderson-a-ozawa-1272a71/]

Idealizador/Presidente – Prevenção de Perdas Brasil

E-mail: anderson.ozawa@prevencaodeperdasbrasil.com.br

Cel: (11) 99965-7595

Siga-nos nas Redes Sociais:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Enjoy this blog? Please spread the word :)