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Provadores de Roupas: Ponto de Risco de Perdas e Ponto de Oportunidade de Vendas

No varejo das lojas de departamentos, os provadores de roupas são um ponto de risco para as perdas decorrentes de furtos externos. Todo o processo deve ser bem orientado para que não haja falhas, uma vez que o atendimento é muito importante para que possa ser inibido o ato de furto.

As empresas devem estar atentas para que os colaboradores estejam envolvidos, pois, na maioria das vezes as pessoas que são destinadas a trabalhar nestes locais, o tratam como “o pior local de trabalho da loja” e acabam não cumprindo com os protocolos de trabalho existentes.

Mas não é assim!

 

Uma boa ação nos provadores de roupas garante a prevenção das perdas por furtos ocorridos nas cabines, com o uso de mercadorias ocultas em outras, dispositivos de segurança violados, entre outros.

DICAS IMPORTANTES:

 

  1. Na entrada e na saída, sempre atenda ao cliente, olhando-o nos olhos;
  2. Tenha muita atenção ao verificar a quantidade de produtos que o cliente irá entrar no provador. Peça licença ao cliente e conte-os, segurando-os em suas mãos;
  3. Verifique sempre o interior dos produtos, discretamente, para verificar se não existe nenhum outro item da loja oculto;
  4. Os produtos só podem ir ao provador com o cliente se estiverem com dispositivos eletrônicos de proteção. Os que não possuírem proteção, devem ser alarmados imediatamente;
  5. Observe se a etiqueta de preço do produto é a correta;
  6. Entregue a ficha de controle de produtos ao cliente, sempre dizendo a ele qual é a quantidade expressa na ficha;
  7. Na saída, confira de a quantidade com a qual o cliente entrou é a mesma com a qual ele está saindo;
  8. Verifique novamente as condições dos produtos;
  9. E havendo suspeita, peça à equipe de prevenção de perdas para observar o cliente na loja e proceder a abordagem preventiva. Não se esqueça de comunicar a equipe gerencial;
  10. Esporadicamente, verifique as cabines, olhando atrás dos espelhos e embaixo de tapetes e bancos, se não há vestígios de furto.

Com estas dicas, muitas das situações de furto que podem ocorrer nos provadores, podem ser evitadas e haverá um maior controle da operação.

Além de evitar a perda de inventário, o provador é um excelente local para maximizar as vendas. No varejo de auto-serviço, este é o momento em que sabemos qual a necessidade e desejo do cliente e podemos atendê-lo para que ele não desista da compra ou que adquira outro produto que complemente o que ele já estava adquirindo.

Para isso, o colaborador do provador, além de ter controle e detalhe para prevenir perdas, deve ter conhecimento dos produtos da loja, para sugerir e atender as necessidades do cliente.

Na saída do provador é muito importante observar qual produto foi devolvido, qual o motivo da devolução (se foi por tamanho, cor, estilo, etc.) e se o cliente estiver levando algum produto, observar qual outro pode ser sugerido para agregar valor ao cliente.

Com estas orientações, estamos quebrando o paradigma que o provador de roupas é apenas um local aonde o cliente experimenta produtos. É um local aonde se não houver atenção ele pode estar aproveitando uma oportunidade para furtar ou para não comprar o produto que vendemos, por falta de orientação e conhecimento dos nossos produtos e serviços.

 

 

Autor: Anderson A. Ozawa – Professor, Referência no Brasil sobre Prevenção de Perdas, Administrador e Fundador do Blog Prevenção de Perdas Brasil.

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