Provadores de Roupas: Ponto de Risco de Perdas e Ponto de Oportunidade de Vendas
No varejo das lojas de departamentos, os provadores de roupas são um ponto de risco para as perdas decorrentes de furtos externos. Todo o processo deve ser bem orientado para que não haja falhas, uma vez que o atendimento é muito importante para que possa ser inibido o ato de furto.
As empresas devem estar atentas para que os colaboradores estejam envolvidos, pois, na maioria das vezes as pessoas que são destinadas a trabalhar nestes locais, o tratam como “o pior local de trabalho da loja” e acabam não cumprindo com os protocolos de trabalho existentes.
Mas não é assim!
Uma boa ação nos provadores de roupas garante a prevenção das perdas por furtos ocorridos nas cabines, com o uso de mercadorias ocultas em outras, dispositivos de segurança violados, entre outros.
DICAS IMPORTANTES:
- Na entrada e na saída, sempre atenda ao cliente, olhando-o nos olhos;
- Tenha muita atenção ao verificar a quantidade de produtos que o cliente irá entrar no provador. Peça licença ao cliente e conte-os, segurando-os em suas mãos;
- Verifique sempre o interior dos produtos, discretamente, para verificar se não existe nenhum outro item da loja oculto;
- Os produtos só podem ir ao provador com o cliente se estiverem com dispositivos eletrônicos de proteção. Os que não possuírem proteção, devem ser alarmados imediatamente;
- Observe se a etiqueta de preço do produto é a correta;
- Entregue a ficha de controle de produtos ao cliente, sempre dizendo a ele qual é a quantidade expressa na ficha;
- Na saída, confira de a quantidade com a qual o cliente entrou é a mesma com a qual ele está saindo;
- Verifique novamente as condições dos produtos;
- E havendo suspeita, peça à equipe de prevenção de perdas para observar o cliente na loja e proceder a abordagem preventiva. Não se esqueça de comunicar a equipe gerencial;
- Esporadicamente, verifique as cabines, olhando atrás dos espelhos e embaixo de tapetes e bancos, se não há vestígios de furto.
Com estas dicas, muitas das situações de furto que podem ocorrer nos provadores, podem ser evitadas e haverá um maior controle da operação.
Além de evitar a perda de inventário, o provador é um excelente local para maximizar as vendas. No varejo de auto-serviço, este é o momento em que sabemos qual a necessidade e desejo do cliente e podemos atendê-lo para que ele não desista da compra ou que adquira outro produto que complemente o que ele já estava adquirindo.
Para isso, o colaborador do provador, além de ter controle e detalhe para prevenir perdas, deve ter conhecimento dos produtos da loja, para sugerir e atender as necessidades do cliente.
Na saída do provador é muito importante observar qual produto foi devolvido, qual o motivo da devolução (se foi por tamanho, cor, estilo, etc.) e se o cliente estiver levando algum produto, observar qual outro pode ser sugerido para agregar valor ao cliente.
Com estas orientações, estamos quebrando o paradigma que o provador de roupas é apenas um local aonde o cliente experimenta produtos. É um local aonde se não houver atenção ele pode estar aproveitando uma oportunidade para furtar ou para não comprar o produto que vendemos, por falta de orientação e conhecimento dos nossos produtos e serviços.
Autor: Anderson A. Ozawa – Professor, Referência no Brasil sobre Prevenção de Perdas, Administrador e Fundador do Blog Prevenção de Perdas Brasil.