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Prevenção de Perdas em Redes de Franquias

A Prevenção de perdas em Redes de Franquias é pouco explorado e difundido no Brasil, seja qual for o segmento da Franquia a gestão do negócio está ligada diretamente ao Franqueado e muitas vezes ele não tem o conhecimento, suporte necessário ou mesmo manuais, treinamentos, workshops e explicações que falam diretamente sobre prevenção de perdas.

 

Com a atual conjuntura econômica que o Brasil está vivenciando o Franqueador que inovar e se preocupar em ensinar o Franqueado a perder menos irá criar um diferencial e uma vantagem competitiva perante a concorrência (players).

 

O ideal é que o Franqueador contrate um profissional ou uma consultoria especializada para que possa desenvolver um projeto de prevenção de perdas para a Franquia capacitando também os consultores de campo do Franqueador que serão os grandes disseminadores da cultura de prevenção de perdas pois eles estão ligados diretamente ao Franqueado.

 

No Brasil temos a inovadora  metodologia do Pentágono de Gestão de Perdas que são Pessoas, Processos, Auditoria, Tecnologia e Indicadores além de ajudar o Franqueado a controlar melhor as suas perdas e ter disciplina nos processos.

 

A Prevenção de perdas tem que estar na  CULTURA e no DNA do Franqueador e do Franqueado, todos sem exceção devem vivenciar diariamente e incessantemente a Prevenção de perdas no negócio, maximizando assim o seu lucro.

 

A margem de lucro impacta diretamente no “negócio franquia” e isso tem que ser uma preocupação bilateral tanto do Franqueador quanto do Franqueado pois quanto maior a lucratividade do Franqueado  maior poder de investimento ele terá em mercadorias, ações marketing, abertura de novas filiais, reformas de lojas e etc ou mesmo pontualidade nos pagamentos para as Franquias.

 

Existem diversos tipos de perdas e elas corroem a margem de lucro do Franqueado, muitas são imperceptíveis.

Estima – se que em média a perda pode chegar a 20 % colocando na balança todos os tipos de perdas citados abaixo:

 

  • Perdas de estoque (furto interno, furto externo, quebras operacionais (avaria e validade), fraudes de terceiros, excesso de mercadorias, mercadorias sem giro, mercadorias obsoletas e etc).

 

  • Perdas financeiras (roubos e assaltos, inadimplência, golpes, fraudes interna e externa desvios e diferenças na frente de caixa, atrasos, juros e impostos devidos e indevidos, duplicidade de pagamentos, multas, sinistros, preço incorretos e etc).

 

  • Perdas legais fiscalizações diversas, processos trabalhistas, processos tributários, processos de clientes (CDC), processos de fornecedores, vigilância sanitária e etc).

 

  • Perdas administrativos (desperdícios agua, luz, energia, suprimentos, telefonia, manutenção por mau uso e etc).

 

  • Perdas comerciais (rupturas, compras e negociações erradas, desenvolvimento do produto, produtos sem aderência pelos consumidores e etc).

 

  • Perdas de produtividade / eficiência  (fila no caixa, fila no açougue, fila na padaria, funcionários demasiadamente na internet, redes sociais, whatsapp e burocracias em geral e etc).

 

  • Perdas de clientes (mau atendimento de clientes, insatisfação e credibilidade na empresa, falta de produtos, trocas, garantias, entregas de produtos e pós venda e etc).

 

  • Perdas recursos humanos (contratação incorreta de funcionários, turnover, absenteísmo, excesso de jornada, intrajornada, conhecimento e experiência, clima organizacional, horas extras desnecessárias,
  • banco de horas, segurança do trabalho e etc).

 

  • Perdas logísticas (recebimento de mercadorias, armazenagem, gestão de estoque, devoluções, separação de mercadorias, conferência eletrônica, faturamento, expedição, transporte e etc).

 

  • Perdas de produção (desperdícios em geral, estoque, superprodução, defeitos produtos, refugos, espera, movimentação / retrabalho, setup, processamento, transporte e etc).

 

Franqueador aumente a lucratividade do seu Franqueado ensinando ele a vender mais perdendo menos.

 

Respire Vendas e Transpire Prevenção de Perdas o resultado será a maximização do seu lucro.

 

Autor: Rodrigo Canal, 19 anos de experiência em varejo em áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes. Atualmente é Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da Cambuci (Penalty/Stadium).

Co-administrador do grupo Prevenção de Perdas Brasil no WhatsApp. Quer fazer parte? Fale Conosco!

 

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