Prevenção de Perdas: Análise, Mensuração e Apresentação dos Indicadores e Resultados de Inventários
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Uma das principais ferramentas estratégicas de gestão e controle para a área de Prevenção de perdas são os inventários das operações (LOJAS, CDs E FÁBRICAS).
A análise do inventário tem que ser criteriosa para interagir diretamente nas causas, pois senão irá sempre se repetir gerando um ciclo aumentado as perdas.
Um inventário GERAL, ROTATIVO OU CÍCLICO é composto de várias etapas, nesse primeiro artigo vou elencar as principais técnicas de análise, mensuração e apresentação dos indicadores e resultados de inventários.
Todas as etapas para realização dos inventários são de extrema e fundamental importância, porém a análise, mensuração e apresentação dos indicadores e resultados vai determinar o sucesso no combate às perdas de estoque.
As análises devem ser realizadas em separado por (LOJAS, CDs E FÁBRICAS), respeitando a regra para mensuração das perdas.
- GERENCIAL: PERDA A PREÇO DE VENDA / FATURAMENTO BRUTO
- CONTÁBIL: PERDA A PREÇO DE CUSTO/FATURAMENTO LÍQUIDO
Esse artigo será dividido em cinco partes conforme abaixo, porém não respeitando a sequência.
ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIOS:
- 1 – PLANEJAMENTO E AUTOMAÇÃO DE INVENTÁRIOS
- 2 – PREPARAÇÃO
- 3 – EXECUÇÃO
- 4 – ANÁLISE, MENSURAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS INDICADORES E RESULTADOS DE INVENTÁRIOS
- 5 – PLANO DE AÇÃO
ANÁLISE E MENSURAÇÃO DO INVENTÁRIO:
Analisar as movimentações do estoque (sistema) dos itens que deram maior diferença no inventário, positivos e negativos.
PORQUE O PRODUTO ESTÁ SOBRANDO OU FALTANDO?
- ENTRADA NA NOTA FISCAL (NÃO DEU ENTRADA)
- NÃO BAIXOU AS AVARIAS E VALIDADE
- INVENTÁRIO ANTERIOR INCORRETO (ERRO DE INVENTÁRIO)
- TRANSFERÊNCIA SEM NOTA FISCAL
- FURTO (INTERNO OU EXTERNO)
- PROBLEMAS DE SISTEMA
- EFETUAR A ANÁLISE DOS CUPONS FISCAIS CANCELADOS, TROCAS, DEVOLUÇÕES, TRANSFERÊNCIAS (LOJAS).
- EFETUAR A ANÁLISE DAS DEVOLUÇÕES, BONIFICAÇÕES E BRINDES E TRANSFERÊNCIAS (CDs).
- AVARIAS, VALIDADE, RECALL, INCINERAÇÃO (LOJAS E CDs)
- ESTOQUE NEGATIVO
- PRODUTOS SEM VENDAS (GIRO)
- EXESSO DE ESTOQUE
- RUPTURAS
- RECONTAGEM, AUDITORIA E ANÁLISE DOS 50 ITENS QUE DERAM MAIOR DIFERENÇA (POSITIVO E NEGATIVO), ANTES DO FECHAMENTO DO INVENTÁRIO.
Analisar o nível % de acuracidade do estoque, quanto maior for o nível de acuracidade do estoque mais controlado vai estar o seu estoque.
- ESTOQUE FÍSICO IGUAL AO SISTEMA
- ESTOQUE FÍSICO MENOR QUE SISTEMA
- ESTOQUE FÍSICO MAIOR QUE O SISTEMA
ANALISAR OS ITENS POR GRUPO, SUBGRUPO, CATEGORIA, SUBCATEGORIA (DRILL- DOWN):
Exemplo:
Grupo: Bolas importadas
Subgrupo: Futebol de campo, Volei, Basquete, Biribol.
Grupo: Bolas nacionais
Subgrupo: Futebol de campo, Volei, Basquete, Biribol.
Grupo: Calçados
Subgrupo: Salão, Campo, Indoor e etc.
Observação: Até chegar no detalhe do Sku.
O PRINCÍPIO 80/20 – LEI 20/80 uma das ferramentas da qualidade (Joseph Moses Juran engenheiro Romeno homenageia Vilfredo Pareto economista Italiano).
A lei, regra, análise ou princípio de Pareto.
ESTA LEI DIZ QUE:
80% das consequências / resultados advêm de 20% das causas / fatores.
20 % das causas / fatores geram 80 % das consequências / resultados / efeitos.
PARA QUE EXISTA UM MELHOR ENTENDIMENTO ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS:
80% das perdas de inventário provêm de 20% dos Skus inventariados.
20% dos clientes geram 80 % das vendas de uma companhia.
As proporções podem oscilar, porém não fogem muito da escala acima.
CURVA ABC
- Curva A: 20% do estoque que representa 80% das vendas.
- Curva B: 30% do estoque que representa 15% das vendas.
- Curva C: 50% do estoque que representa 5% das vendas.
As proporções podem oscilar, porém não fogem muito da escala acima.
O QUE SÃO SINAIS VITAIS – INDICADORES DE PREVENÇÃO A PERDAS?
É grande navegador de “gestão e controle” dos processos e operações geradores de perdas, norteando os resultados.
QUAIS OS GANHOS?
- Redução e controle das perdas e maximização do lucro da empresa.
- Interagir direto na causa raiz da perda e não nas consequências.
QUAL A TÉCNICA UTILIZADA PARA METAS, OBJETIVOS E MENSURAÇÃO DOS INDICADORES DO INVENTÁRIO?
Smart:
- ESpecífico
- Mensurável
- Atingível
- Relevante / Realista
- Tempo / Temporizável
COMO DEVE SER APRESENTADO E DIVULGADO OS RESULTADOS DOS INVENTÁRIOS?
- Apresentação para a alta administração (Diretoria, Presidência) e comitê de inventários (máximo de 20 slides).
- Apresentação para os gerentes de operação, regionais e de filiais (máximo de 20 slides).
- Envio semanal dos resultados através de email (comunica / informa) para as operações.
- Painel de gestão a vista nas operações (meta, orçado, realizado e ano ou ciclo anterior).
QUAIS OS INDICADORES QUE DEVE CONTER NA APRESENTAÇÃO?
- PERDAS DE INVENTÁRIOS CONSOLIDADAS.
- CAUSAS DAS PERDAS DE INVENTÁRIOS (FALTAS E SOBRAS).
- RANKING DAS LOJAS / CDs / FABRICAS, MELHORES E PIORES RESULTADOS, % PERCENTUAL DE PERDA SOBRE O FATURAMENTO E ESTOQUE, % META DE PERDAS, % COMPARATIVO DO CICLO ANTERIOR DE INVENTÁRIO.
- RANKING DAS LOJAS / CDs / FABRICAS, MELHORES E PIORES RESULTADOS, % PRAÇA / REGIÃO.
- RANKING DOS TOPs ITENS QUE MAIS DERAM DIFERENÇAS FALTAS E SOBRAS DE INVENTÁRIO (GRUPO, SUBGRUPO, CATEGORIA, SUBCATEGORIA).
- ACURACIDADE DOS ESTOQUES.
- PLANO DE AÇÃO (OPORTUNIDADES DE MELHORIAS) – 360 GRAUS (ESSE TÓPICO SERÁ ABORDADO EM UM PRÓXIMO ARTIGO).
Conforme abordado anteriormente às análises devem ser realizadas em separado por (LOJAS, CDs E FÁBRICAS), respeitando a regra para mensuração das perdas.
- GERENCIAL: PERDA A PREÇO DE VENDA/FATURAMENTO BRUTO
- CONTÁBIL: PERDA A PREÇO DE CUSTO/FATURAMENTO LÍQUIDO
PONTO DE REFLEXÃO:
“DEVEMOS TRABALHAR SEMPRE NA CAUSA (RAIZ) DO PROBLEMA E NÃO NAS SUAS CONSEQUÊNCIAS”, MITIGANDO OS RISCOS, PREVENINDO PERDAS.
DISCIPLINA NOS PROCESSOS.
RESPIRAR VENDAS E TRANSPIRAR PREVENÇÃO DE PERDAS.
PREVENÇÃO DE PERDAS É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA DO NEGÓCIO.
Colunista: Rodrigo Canal
Possui 19 anos de experiência em varejo em áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes de varejo. Atualmente é Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da BR Sports.
Co-administrador do grupo Prevenção de Perdas Brasil no WhatsApp. Quer fazer parte? Fale Conosco!
Rodrigo,
Excelente explanação sobre a mensuração e divulgação das perdas de inventário. As causas devem ser atacadas na Raiz do problema. Entendemos como essencial seguir esse passo a passo para garantirmos uma visão clara e objetiva de como agir..Parabéns!!
Síntese brilhante!
Só me resta dizer…Parabéns e Muito obrigado por compartilhar.
Muito bom! Como faço para participar do grupo?
Fábio Villar 83 986130313
Quero fazer parte do grupo do WhatsApp – 85 999401986
Gostaria de participar do grupo de whatzapp
Sou de são Luís – MA
98 988567161
Boa tarde
Gostaria de fazer parte do grupo de Prevenção de perdas no whtasapp
011-965165473
Quero Fazer parte dp grupo do WhatsApp – 15 996226202
Olá. Gostaria de saber mais sobre essa regra de mensuração. Onde consigo embasamento para utilizá-la.
Boa tarde.
Gostaria de participar do grupo de prevenção de perdas.
32988015000
Atuo no segmento e seria um bom benchmarking.