Cultura de Prevenção de Perdas: Transformação
É tarefa fácil admirar empresas que mantém a integridade em seus valores, visões e missões pessoais. Não raro tais empresas figuram entre as “empresas dos sonhos”, já que a essência de tais organismos é atraente a profissionais que se identificam com suas premissas. Uma via de mão dupla que resume o alinhamento à cultura daquela organização.
E cultura é…
Uma empresa pode ser considerada um organismo, e como tal composto por diversas outras formações menores: os departamentos, as áreas. Assim, toda área que componha a empresa deve estar alinhada à cultura organizacional, sob pena de falhar na obtenção da legitimidade de suas ações perante os seus indivíduos, e alcançar, justamente, o oposto do que almeja.
A produção da crença nos conceitos de Prevenção de Perdas exige mais do que o investimento em alguns milhares de horas em treinamento, belos manuais estampados e comunicação visual em massa. É fundamental trabalhar para inserir na consciência geral a certeza que “perder menos é construir mais” sem, no entanto, ferir as prerrogativas da cultura organizacional.
- Entender: Analisar profundamente. Não tolerar visões superficiais.
- Planejar: Prever obstáculos. Manter a rota.
- Modificar: Interromper processos falhos. Oferecer soluções práticas.
- Publicar: Informar os envolvidos. Ser claro.
- Cumprir: Premiar a qualidade. Ser exemplo de ética.
- Comemorar: Compartilhar os resultados.
Portanto, é preciso agir com retidão, conhecer o negócio, organizar as ações, viabilizar soluções, interagir, elogiar, e por consequência, se divertir com tudo isso!
Com boa dose de persistência e dedicação, a Prevenção de Perdas será referência de integridade e compromisso, assumindo seu papel de agente de mudança. Afinal, implantar cultura é, essencialmente, transformar.
Autor: Yara Marassato, Especialista em Prevenção de Perdas, Processos e Riscos, com vasta experiência nos varejos farmacêutico e supermercadista.