Cultura de Prevenção de Perdas: Transformação

É tarefa fácil admirar empresas que mantém a integridade em seus valores, visões e missões pessoais. Não raro tais empresas figuram entre as “empresas dos sonhos”, já que a essência de tais organismos é atraente a profissionais que se identificam com suas premissas. Uma via de mão dupla que resume o alinhamento à cultura daquela organização.

Não nos espantemos se nesta empresa houver aderência da grande maioria de seus colaboradores, desde seus aprendizes até os mais altos executivos! Atuar com regras claras e públicas, objetivos comuns, metas traçadas e alinhadas à cultura, eleva o trabalho à condição de prazer.

E cultura é…

Diversas são as definições da palavra, como por exemplo: a soma dos conhecimentos adquiridos, a instrução, o saber. Ou, um conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas. Ainda há o aspecto literal onde o verbete comporta o ato de trabalhar a terra, criar a lavoura, entre muitos outros. O conceito é abrangente.

Uma empresa pode ser considerada um organismo, e como tal composto por diversas outras formações menores: os departamentos, as áreas. Assim, toda área que componha a empresa deve estar alinhada à cultura organizacional, sob pena de falhar na obtenção da legitimidade de suas ações perante os seus indivíduos, e alcançar, justamente, o oposto do que almeja.

A Prevenção de Perdas não pode ser diferente!  Atuar com o propósito da mitigação de riscos e aumento do lucro final é realmente um grande estandarte, no entanto, é imprescindível manter as culturas alinhadas, caso contrário…

A produção da crença nos conceitos de Prevenção de Perdas exige mais do que o investimento em alguns milhares de horas em treinamento, belos manuais estampados e comunicação visual em massa. É fundamental trabalhar para inserir na consciência geral a certeza que “perder menos é construir mais” sem, no entanto, ferir as prerrogativas da cultura organizacional.

A “receita de bolo” para a fixação desta cultura ainda está em desenvolvimento, mas já podemos contar com alguns facilitadores. Aqui, algumas verdades universais, ingredientes do sucesso na criação da cultura de Prevenção de Perdas em qualquer organização:
  • Entender: Analisar profundamente. Não tolerar visões superficiais.
  • Planejar: Prever obstáculos. Manter a rota.
  • Modificar: Interromper processos falhos. Oferecer soluções práticas.
  • Publicar: Informar os envolvidos. Ser claro.
  • Cumprir: Premiar a qualidade. Ser exemplo de ética.
  • Comemorar: Compartilhar os resultados.

Portanto, é preciso agir com retidão, conhecer o negócio, organizar as ações, viabilizar soluções, interagir, elogiar, e por consequência, se divertir com tudo isso!

Com boa dose de persistência e dedicação, a Prevenção de Perdas será referência de integridade e compromisso, assumindo seu papel de agente de mudança. Afinal, implantar cultura é, essencialmente, transformar.


Autor: Yara Marassato, Especialista em Prevenção de Perdas, Processos e Riscos, com vasta experiência nos varejos farmacêutico e supermercadista.