Ciclo de Entrevistas com Profissionais de Prevenção de Perdas: FABRÍCIO RUFIN
Dando continuidade, temos hoje mais uma entrevista em nosso Ciclo de Entrevistas com Profissionais de Prevenção de Perdas. Nosso convidado é o Sr. Fabrício Rufin, Coordenador, no Grupo Pão de Açúcar.
_________________________________________________________________________________
Nome: Fabrício Rufin
Cargo Atual: Coordenador
Atualmente trabalho no Grupo Pão de Açúcar, na área de Relacionamento e Projetos de TI, tendo como cliente principal a Prevenção de Perdas e Apuração de Resultados.
Tempo de atuação em Prevenção de Perdas:
Atuo em Prevenção de Perdas desde 2003 nas áreas de Operações, Backoffice, Projetos e TI. Uma grande parte deste tempo atuei no Grupo Carrefour, posteriormente tive uma passagem rápida como consultor nas Empresas Grupo SBF, Drogasil e Alpargatas e desde agosto de 2012 estou no Grupo Pão de Açucar onde gerencio projetos em TI voltados à Prevenção de Perdas e Apuração de Resultados.
Qual seu maior desafio em Prevenção de Perdas?
Contribuir para uma mudança cultural na PP. Precisamos mudar de uma atuação horizontal para um atuação transversal, onde Prevenção de Perdas, vista hoje como “dono” de um indicador, deve ser vista como uma “alavanca” para resultados importantes como margem, redução de estoque, controle dos ativos, qualidade de processos entre outros. Isto só funciona com uma grande quebra de paradigmas e relacionamento entre as áreas.
Me questiono se quando falamos em perdas de mercadorias às operações e comercial, estamos realmente tendo êxito nos nossos argumentos, porém estou convicto de que ao falar sobre esta perda somada à falta de rentabilidade, danos à imagem, desvios financeiros e de falta de produtividade mostraremos o nosso verdadeiro valor.
Qual sua maior realização em Prevenção de Perdas?
Quero mencionar duas, uma de caráter técnico que ocorreu no Carrefour quando estruturei um Núcleo de Informações e análise dos dados com indicadores de Prevenção de Riscos em um ambiente WEB reunindo as diversas informações da área de Segurança Alimentar, Segurança Patrimonial e Prevenção de Perdas. O resultado era uma entrega às Operações que entenderiam melhor os indicadores financeiros e de processos com suas correlações
Outra, de caráter mais voltado ao negócio, foi quando como consultor consegui treinar mais de 400 gestores de Empresa em uma curso de gestão de Processos com foco no resultado de Prevenção de Perdas com a máxima do “O Problema é de todos”. O objetivo deste treinamento era mostrar às áreas da Empresa que a entrega dos resultados era superior à qualquer outro indicador e que para isso todos deveriam entender o problema das perdas como seu.
Quais são as características de um profissional de Prevenção de Perdas, na sua opinião?
Há 10 anos atrás eu diria que este profissional deveria ter uma formação militar, mas os tempos mudaram! Hoje este profissional precisa “pensar corporativamente”, pensar mais em riscos e não na perda propriamente dita, ter um ótimo relacionamento e acima de tudo, ético e incorruptível.
Como você enxerga o mercado de prevenção de perdas no Brasil?
Ao olhar transversalmente para o mercado, procurei nestes últimos meses buscar soluções para PP e qual foi a minha surpresa, vários fornecedores possuem ótimas soluções de combate às perdas, porém eles não conhecem o que é Prevenção de Perdas por isso não divulgam para este “nicho” do mercado.
Lamento por iniciativas como o GPP terem naufragado aqui no Brasil enquanto em outros países a Prevenção é quase que uma “neurose”, mas acredito que o mercado está aquecido com ótimas oportunidades, mas para a perenidade do negócio devemos pensar em processos preventivos e no resultado como um todo e não somente nas perdas.
Lamento por iniciativas como o GPP terem naufragado aqui no Brasil enquanto em outros países a Prevenção é quase que uma “neurose”, mas acredito que o mercado está aquecido com ótimas oportunidades, mas para a perenidade do negócio devemos pensar em processos preventivos e no resultado como um todo e não somente nas perdas.
Gostaria de deixar uma mensagem para os membros do blog?
Este é um excelente espaço para compartilhar boas práticas e processos de Prevenção! Na corrida por um mundo economicamente sustentável, devemos sentir “dor de dono” ao olhar para 2,00% de perdas no nosso país e entender que não adianta mais pedir lojas cheias de fiscais ou tecnologias mirabolantes sem pensar estrategicamente e mostrar o retorno disso tudo, por isso compartilhe o seu conhecimento e seu modo de ver este mundo chamado “Prevenção de Perdas”.
Fabrício Rufin
(011) 9 6606:2573