Chamada de Hipopótamo, funcionária será indenizada por supermercado

Uma ex-funcionária da rede varejista Extra sofria preconceito por estar acima do peso e teve seu nome escrito em um hipopótamo de brinquedo, que ficou exposto na recepção do supermercado, por onde os colegas de trabalho passavam diariamente. Por causa da brincadeira praticada pelos chefes, o supermercado precisará pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, no Mato Grosso, mas ainda cabe recurso.

A empregada atuou como fiscal de prevenção e perdas por pouco mais de dois anos no supermercado. Na audiência na Justiça do Trabalho, a própria representante da empresa confirmou o fato, quando sorriu ao dizer que ouviu falar que a trabalhadora teve o nome escrito em um brinquedo, não se recordando se era um hipopótamo ou um elefante.

  Supermercado Extra terá que indenizar empregada que era comparada a hipopótamo Foto: Márcio Alves / O Globo

Segundo a decisão, os chefes ao terem conhecimento da adoção de termos pejorativos em relação aos deveriam adotar medidas para, pelo menos, inibir a prática: “Não se quer, com isso, reduzir a possibilidade de existência de brincadeiras em um ambiente coletivo; contudo, estas devem estar pautadas no mínimo de respeito ético que a sociedade espera do outro, o que não visualizo em um gracejo envolvendo a exposição de um hipopótamo de brinquedo com o nome da autora, em ambiente público aos demais trabalhadores do local”.

Depois do episódio envolvendo a exposição do hipopótamo, a funcionária realizou uma cirurgia bariátrica para perda de peso. Depois da operação, ela necessitava se alimentar a cada três horas, mas mercado não concedia tempo necessário para isso e ela acabou desenvolvendo um quadro de anemia profunda. Essa situação foi também relatada pela empregada no pedido de indenização por danos morais.

Fonte: Extra/Globo.com – http://m.extra.globo.com/noticias/economia/chamada-de-hipopotamo-funcionaria-sera-indenizada-por-supermercado-15859662.html