Prevenção de Perdas e a Segurança das Informações

A prevenção de perdas e a segurança das informações tem uma parceria muito importante.

As empresas possuem informações sensíveis em seus negócios, que precisam ser mapeadas e controladas. Sua sensibilidade aumenta de acordo com o impacto que ela traz ao negócio.

Informações de vendas ou projeções podem comprometer o desempenho futuro de empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Informações de folha de pagamento podem gerar um impacto negativo na gestão das pessoas, se estas informações vierem a conhecimento geral.

Informações de segurança aumentam a probabilidade de sinistros e invasões.

As perdas ocorrem em diversas situações dentro da empresa. Criar um procedimento de prevenção é fundamental, baseado em uma gestão de riscos.

Informações de clientes, como dados cadastrais, produtos comprados, situação de crédito, influenciam negativamente na imagem da empresa, uma nova perda, que gera outra que é a perda da confiabilidade e consequente redução da vendas.

Estruturar de forma consistente e alinhada um programa de prevenção de perdas com o objetivo de auxiliar a segurança da informação é uma ação estratégica importante para as empresas nos dias atuais.

Autor: Anderson A. Ozawa é bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Luís, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas.

É especialista em Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria Interna e Segurança e atualmente, executivo no segmento de Drogarias, atuando na área desde 2000 em grandes varejistas.

Professor universitário, estudioso e autor de diversos artigos relacionados ao assunto, com participação constante em eventos de Prevenção de Perdas na América Latina. É o fundador do blog Prevenção de Perdas Brasil – www.prevencaodeperdasbrasil.com – , do grupo de mesmo nome no Linkedin e membro do Grupo de Prevenção de Perdas – GPP, do Provar/FIA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.