Home » Alexandre Chaves » Monitoramento Inteligente aplicado ao Varejo

Monitoramento Inteligente aplicado ao Varejo

Muito mais do que identificar intrusos, o monitoramento pode ser um grande aliado na gestão de unidades e equipes de redes varejistas

 

* Alexandre Chaves

 

As soluções de monitoramento da C4i têm aplicações diversas sempre obtendo o máximo de informações e dados que as imagens podem gerar. Para o segmento Varejo, por exemplo, o MAIS – Monitoramento Analítico de Imagens de Segurança pode ser um grande aliado tanto para a segurança corporativa, como prevenção de perdas, logística e marketing.

Com o MAIS, as imagens de CFTV são submetidas a análises de vídeo e inteligência artificial, para gerar sistemicamente notificações aos operadores no momento em que a atenção é efetivamente necessária, e executar os procedimentos a partir da comprovação de uma não conformidade. O MAIS permite verificar se os procedimentos estão sendo cumpridos, e caso não sejam, a central avisa o cliente a tempo de a situação ser corrigida.

A C4i Monitoramento 360° tem atendido diversos grandes varejistas, monitorando ambientes e auxiliando os gestores de muitas formas. Uma das aplicações garante que os procedimentos de controle de abertura e fechamento das lojas sejam cumpridos. Essas normas internas exigem, por exemplo, que três pessoas abram e fechem as unidades, e caso algo diferente disso seja identificado um alerta é gerado para o gestor e para tantos outros contatos previamente estabelecidos. Outros exemplos são o uso das imagens para garantir que os colaboradores não entrem ou saiam com grandes volumes ou a entrada de pessoas em horários nos quais as unidades devem estar fechadas.

Imagem relacionadaAs empresas que possuem ambientes monitorados por alarmes com senhas estão suscetíveis a intrusões com o uso inadequado desses códigos; quando os ambientes são monitorados por imagens e uma central 24 horas, não haverá senhas nem como desligar esse mecanismo, pois antes que as câmeras sejam desligadas o movimento será detectado e isso gerará uma notificação para os gestores e para a própria central. A C4i vai além, monitorando o funcionamento dos próprios equipamentos e avisando caso câmeras e sensores parem de operar. Isso é útil não somente contra intrusões, mas também no horário de operações evitando que colaboradores mal-intencionados tenham êxito no cometimento de fraudes e furtos.

O monitoramento pode ser programado para disparar alarmes caso qualquer regra seja violada, o que amplia a atuação da ferramenta para muito além da segurança corporativa. É possível alertar os gestores caso os colaboradores não estejam vestidos como as regras da empresa impõem, ou se comportamentos não desejados aconteçam, como rodas de conversas entre os colaboradores enquanto os clientes aguardam atendimento.

Resultado de imagem para smart monitoringAs imagens evidenciam e levam informações precisas aos gestores, sem deixar margem a dúvidas ou enganos. Mas o mais relevante é a capacidade que o monitoramento inteligente tem de se adaptar a cada tipo de operação, nos mais variados tipos de empresas de varejo, entregando sempre muito mais dados do que um monitoramento clássico geralmente oferece. Os analistas da C4i compreendem a fundo todo o negócio do cliente e automatizam o sistema para extrair das imagens todas as informações relevantes, ampliando sua atuação de forma customizada.

Exemplos disso são a contagem do fluxo de pessoas no ambiente, em quais horários, quais acessos foram convertidos em vendas, e dados demográficos do público que visitou as lojas.

Outra solução é o monitoramento de produtos financeiros (como a emissão de cartões de crédito) na própria loja. A operadora financeira exige que a impressão dos cartões tenha imagens armazenadas por 90 dias. A C4i faz esse serviço com gravação em nuvem, que torna indestrutíveis as imagens gravadas em caso de sabotagem, roubos ou fraudes pois a gravação é feita em datacenters cuja localização é desconhecida pelos meliantes. Mesmo que a câmera seja destruída ou roubada, as imagens gravadas até o último instante estarão seguras e disponíveis.

Com o monitoramento inteligente, os gestores têm acesso a uma ferramenta potente, que amplia seus olhares e mantém a conformidade de processos e operações, de forma automatizada, silenciosa e muito eficaz. Conte conosco para desenhar uma solução específica para o seu negócio. Mais informações: www.c4i.com.br

* Alexandre Chaves, CEO da C4i Monitoramento 360°.

Siga-nos nas Redes Sociais:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Enjoy this blog? Please spread the word :)