Home » Alexandre Chaves » Como Utilizar o CFTV como Ferramenta de Gestão no Varejo

Como Utilizar o CFTV como Ferramenta de Gestão no Varejo


Quando falamos sobre Prevenção de Perdas somos automaticamente induzidos a pensar em tecnologia, e o uso de CFTV é certamente uma das medidas mais adotadas nesse sentido. A utilização de câmeras permite não somente a identificação de pessoas mal-intencionadas, mas também a verificação de conformidade nos procedimentos e processos estabelecidos. No entanto, independente do grau de tecnologia que você disponha, ela converge para um ponto central, no qual está um ser humano – e isso cria vulnerabilidades.

Seres humanos estão sujeitos à lapsos de atenção: devido ao cansaço físico, aos aspectos emocionais (estar preocupado com as contas a pagar, com uma doença em família, com um relacionamento amoroso, com o jogo do time), aos aspectos sociais (organizar uma festa, ir à um encontro de amigos) e às “armadilhas” da tecnologia (redes sociais, aplicativos de bate-papo, etc). Além disso, existem outros fatores:

  • dependendo da quantidade de câmeras existentes elas serão mostradas de maneira alternada, havendo intervalos em que não estarão nos monitores;

  • o relacionamento pessoal com o responsável por uma não-conformidade pode inibir o relato da ocorrência;

  • possibilidade de cumplicidade nos furtos.

 

Os pontos acima deixam a impressão de que é impossível ter um monitoramento realmente seguro, o tempo todo. Entretanto, felizmente a tecnologia nos permite minimizar esses riscos através de operação remota, executada por uma empresa isenta de relacionamento com os profissionais “na ponta operacional”, e que seja capaz de utilizar processamento inteligente de imagens (analíticos de vídeo), telemetria ativa, software de última geração e sobretudo inteligência adquirida a partir da experiência, para gerar notificações e alertas sobre tudo o que está acontecendo, no momento da ocorrência.

 

Expandindo esse conceito, pode-se criar uma matriz operacional proveniente de um trabalho conjunto entre cliente e prestador de serviço, para que ações pré-definidas sejam tomadas a partir da identificação de uma não-conformidade, com maior agilidade, eficiência e segurança.

 

Com o domínio da tecnologia e a expertise de profissionais capacitados para desenvolver projetos personalizados com foco nas particularidades de cada cliente, os resultados obtidos podem ir além do esperado – afinal, quantas informações mostradas por suas câmeras estão passando despercebidas atualmente?


Alexandre Chaves é diretor comercial da C4i Inteligência Competitiva, empresa especializada em auditoria, operação e monitoramento remotos, com foco em soluções inovadoras de alto valor agregado para seus clientes – e-mail: contato@c4i.com.br

 


Siga-nos nas Redes Sociais:
0

About Redação PPB

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enjoy this blog? Please spread the word :)