Home » Autores » Como Fazer Prevenção de Perdas quando não tem investimento?

Como Fazer Prevenção de Perdas quando não tem investimento?

Há um tempo atrás fui entrevistado por uma grande executiva de RH do Varejo e ela me fez a seguinte pergunta:

“Rodrigo como fazer Prevenção de Perdas sem investimento (contratação, recursos tecnológicos e etc) e também sem impactar nas vendas varejo, pois a empresa está passando por uma drástica reestruturação financeira e não dispõe de recursos e os índices de perdas estão muito elevadas !!!?”

Como havia trabalhado em algumas empresas onde infelizmente os investimentos em Prevenção de Perdas era considerados como custos já tinha experiência do que poderia ser feito.

Para muitos a resposta seria Impossível… Mas sem titubear seguem os principais pontos discorridos durante a entrevista…

“É um grande desafio”, disse para ela…Então vamos lá…

“Precisamos Respirar Vendas e Transpirar Prevenção de Perdas.”

Na sala havia um quadro em branco e pedi se poderia fazer uma explanação do que eu iria falar…!

Eu utilizo a metodologia do Pentágono de Perdas do Anderson Ozawa que consiste em Pessoas, Processos, Auditoria, Tecnologia e Indicadores para um maior Controle maximizando o lucro da empresa.

Vocês vão notar que inverti a ordem Tecnologia no Pentágono de Perdas e coloquei em último lugar onde vou explicar mais adiante.

Pessoas

Primeiro como não temos investimento vamos precisar conectar, plugar, inserir a Prevenção de Perdas na Cultura da Empresa e ter o apoio da Alta Administração, sem isso a chance do insucesso é muito grande, já presenciei diversos programas de Prevenção de Perdas que não tiveram sucesso devido a não fazer parte da Cultura da empresa.

Segundo precisaremos criar um exército de “funcionários” onde todos serão “Prevenção de Perdas” e vamos trabalhar com os times disponíveis… engajar, treinar, escutar as dores, opiniões e sugestões de como poderíamos reverter esse quadro adverso de perdas altas.

Vamos disseminar a cultura de Prevenção de Perdas em todos níveis da empresa.

Após a avaliação dos processos onde vamos de fato conhecer as reais perdas e desperdícios é de extrema e fundamental importância colocar metas para toda empresa sendo a grande bussola norteando os resultados.

Precisamos cobrar geral os (resultados) em todos os níveis para juntos alcançarmos a excelência.

O RH será o nosso grande aliado nos processos de Gestão de Pessoas no que tange a Prevenção de Perdas.

Processos

Essa é a fase mais sensível e importante onde vamos conhecer realmente as perdas da empresa.

Mapeamento de Processos, Normas, Procedimentos, Operações, Checklists e Controles.

Auditoria

Verificação da aderência e da conformidade dos Processos, Controles e Inventário Rotativo constantemente.

Indicadores

A mensuração das perdas é de extrema e fundamental importância para os controles e também para interagir na causa Raiz das perdas mitigando os riscos de acontecer novamente, através de painel de Gestão a Vista e Reuniões constantes com os gestores e as equipes.

Vejam não falamos até o momento de investimentos… Estamos trabalhando com os recursos que temos disponíveis em mãos…

Tecnologia

Com a redução de perdas que pretendemos fazer após os resultados mensuráveis e palpáveis podemos mostrar para a companhia que se fizemos alguns investimentos pontuais em tecnologia podemos reduzir ainda mais as perdas.

Mas para isso os 4 pontos (Pessoas, Processos, Auditoria e Indicadores) não estiverem em um estágio mais avançado, ou seja, em conformidade e com nível de maturidade não adianta investir em tecnologia se não tiver bem formatado os 4 pontos citados acima.

Final da entrevista:

Por fim depois de mais 2 horas entre explanações, insights, brainstorms, anotações, ela disse que não conseguiria cobrir a minha proposta salarial e que realmente era uma pena pois, conforme comentado acima, a empresa estava passando por dificuldades…

Frustrado ? Nem um pouco… Senti uma grande satisfação pois naquele momento estava mostrando o meu trabalho e que quando realmente queremos damos um jeito de fazer as coisas…Mesmo sem ter investimento…

No término da entrevista agradeci e falei “como vocês não tem como cobrir a minha proposta salarial será uma satisfação indicar outros profissionais para a vaga pois faço parte de um grupo chamado Prevenção de Perdas Brasil que conta com mais de 256 profissionais de Prevenção de Perdas em todo o Brasil.”

Ela me agradeceu imensamente e somos contatos profissionais até hoje.

Nunca esmoreça perante as adversidades pense, reflita e saiba que sempre vai existir uma saída.

Prevenção de Perdas é questão de sobrevivência da Empresas.

 

Colunista: Rodrigo Canal
Possui 19 anos de experiência em varejo em áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes de varejo. Atualmente é Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da BR Sports.
Co-administrador do grupo Prevenção de Perdas Brasil no WhatsApp. Quer fazer parte? Fale Conosco!

Siga-nos nas Redes Sociais:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Enjoy this blog? Please spread the word :)