União Europeia apresenta plano global de cibersegurança

A Comissão Europeia apresentou esta quinta-feira um plano de cibersegurança para a União Europeia destinado a proteger as comunicações eletrônicas e a aumentar a segurança das redes e da informação.

Segundo a Comissão, os ciberataques têm aumentado em frequência e complexidade, pelo que é necessário desenvolver uma política de ciberdefesa e as correspondentes capacidades tecnológicas no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa.

O plano foi apresentado em conferência de imprensa pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, a comissária europeia do Interior, Cecilia Malmstrom, e a vice-presidente da CE e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes.

“Para que o ciberespaço continue a ser livre e aberto, as normas, princípios e valores que a UE defende devem aplicar-se também na Internet”, defendeu Catherine Ashton. “Não há verdadeira liberdade sem segurança”, acrescentou Cecilia Malmstrom.

Uma das vertentes centrais do plano é uma proposta de diretiva europeia que vai obrigar os Estados membros a adotarem estratégias nacionais de segurança das redes de informação e a nomearem autoridades competentes, dotadas de recursos financeiros e humanos adequados para a prevenção, a gestão e a resolução de riscos e incidentes.

O plano prevê também a criação de um mecanismo de cooperação entre os Estados e a Comissão para a difusão de alertas rápidos sobre riscos e incidentes.

Além disso, os operadores de setores como serviços financeiros, transportes, energia e saúde, assim como plataformas de pagamento através da internet, motores de busca, redes sociais e administrações públicas devem adotar as práticas de gestão de riscos e comunicar os incidentes de que sejam vítimas.

Os ciberataques provocam perdas anuais de entre 290 mil milhões de euros, segundo a empresa de segurança informática Symantec, e 750 mil milhões de euros, segundo a empresa de antivírus McAfee, acrescenta a Lusa.


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/ciberseguranca-seguranca-internet-ue-pirataria-tvi24/1417466-4069.html