PPB Entrevista: Rodrigo Canal

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Iniciamos 2017 com a série “PPB Entrevista” e neste mês de janeiro/2017, falamos com Rodrigo Canal, profissional com larga experiência em Operações e Prevenção de Perdas e também administrador do Grupo Aberto Prevenção de Perdas Brasil no WhatApp.

Leiam este descontraido bate-papo com um dos mais importantes profissionais de prevenção de perdas do País.


Resultado de imagem para trajetória profissionalPrevenção de Perdas Brasil: Rodrigo, conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional

Rodrigo Canal: Primeiro gostaria de agradecer o convite para entrevista para o Portal Prevenção de Perdas Brasil referência em Prevenção de Perdas no Brasil.  É uma grande honra e prazer estar aqui discorrendo sobre o assunto que defendo com unhas e dentes e que faz parte da minha vida profissional.

Comecei a minha trajetória profissional realmente de baixo como estoquista de uma rede de lojas, mas sempre fui um inconformado nato e muito curioso. Sempre busquei estudar, ler, fazer cursos, me atualizar constantemente e evoluir sempre.

Vim de família muito humilde e um dos ensinamentos do meu pai era que a única coisa que ninguém consegue nos tirar nessa vida é o nosso conhecimento, então estude, estude e estude.

Muitas empresas acham que ninguém é insubstituível, eu até concordo, porém ninguém é igual a ninguém e o grande segredo está no conhecimento de cada profissional.

Nesses 21 anos de experiência trabalhei em diversas áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Riscos, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes.

Atualmente sou Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da BR SPORTS (Topper/Rainha) e co-administrador do grupo aberto Prevenção de Perdas Brasil no WhatsApp.

 

Resultado de imagem para loss preventionPPB: Como você enxerga a Prevenção de Perdas no Brasil?

RC: A Prevenção de Perdas no Brasil ainda é muito incipiente pois existe uma grande miopia empresarial, onde as empresas pensam que a Prevenção de Perdas é somente furtos externos.

As empresas precisam entender definitivamente que a Prevenção de Perdas é questão de sobrevivência do negócio e que existem diversas possibilidades e oportunidades para a maximização do lucro.

Coloco abaixo, quais são estas oportunidades:

  • Perdas de estoque
  • Perdas financeiras
  • Perdas legais
  • Perdas administrativas
  • Perdas comerciais
  • Perdas de produtividade/eficiência
  • Perdas de clientes
  • Perdas recursos humanos
  • Perdas logísticas
  • Perdas de produção

 

Resultado de imagem para best projectPPB: Qual foi seu projeto mais importante e quais foram os resultados obtidos?

RC: Tenho alguns projetos de sucesso mais o que eu mais me orgulho foi a montagem e formatação de uma área de Prevenção de Perdas do “Zero” em uma empresa de cosméticos podendo aplicar todo o meu conhecimento integrando a Prevenção de Perdas à Cultura da empresa.

Os resultados foram diversos:

  • Conhecimento e Controle das perdas e o seu real impacto no EBTDA.
  • Maximização do lucro através da redução das perdas.
  • Maior eficiência nos indicadores, processos de controle e segurança.
  • Engajamento e especialização das áreas da empresa em prol da Prevenção de Perdas.
  • Orientação para os resultados.
  • Estoques controlados e saudáveis.

 

Resultado de imagem para manager high performancePPB: Quais são, em sua opinião, as características de um gestor de prevenção de perdas?

RC: As principais características que um profissional de Prevenção de Perdas deve ter são:

Resiliência, Gestão de pessoas, Gestão da mudança, Gestão para o resultado, Orientação estratégica, Liderança, Holística (olhar a organização como todo) e Visão do futuro, Visão Sistêmica, Inovação, Criatividade, Feedback, Coaching (Desenvolvimento), Espírito de Equipe, Pró Atividade, Iniciativa, Dinamismo, Assertividade, Comprometimento, Empreendedorismo, Gestão e Resolução de conflitos e Senso de urgência.

Além de conhecer todas as áreas da empresa, como Financeiro, Fiscal, Contabilidade, Compras, Logística, Recursos Humanos Jurídico e etc.

O profissional de Prevenção de perdas tem que conhecer a fundo as áreas de controle:

  • Gerenciamento de riscos;
  • Fraudes;
  • Auditoria;
  • Compliance;
  • Segurança patrimonial;
  • Contingências;
  • Gestão de continuidade de negócios;
  • Gestão de emergências e crises;
  • Governança corporativa
  • Entre outros.

 

Resultado de imagem para loss prevention evolutionPPB: Como, em sua opinião, a prevenção de perdas pode evoluir no Brasil?

RC: A Prevenção de Perdas só vai evoluir no Brasil se as empresas e os profissionais de prevenção de perdas mudar o mindset (modelo mental, modo de pensar), pois a Prevenção de Perdas vai muito mais além do que furtos internos e externos.

Outro ponto que impacta na evolução da Prevenção de perdas no Brasil é o efeito Gabriela (Eu nasci assim, Eu Cresci assim e Vou ser sempre assim)…”Eu fiz sempre assim”…

Cabe a nós continuar fomentando a Prevenção de Perdas no Brasil, mostrando para as empresas a sua real importância.

Ainda faltam cursos, livros, artigos e um curso superior ou pós-graduação na área de Prevenção de Perdas para ter uma evolução mais consistente.

Falta também um sindicato SÉRIO para fortalecer e brigar pelos direitos dos Profissionais de Prevenção de Perdas.

 

Resultado de imagem para best practicesPPB: Quais boas práticas você pode compartilhar com nossos seguidores?

RC: As boas práticas que posso compartilhar é a utilização do Pentágono de Perdas do Prof. Anderson Ozawa, que na minha concepção é a mais completa metodologia para trabalhar com Prevenção de Perdas (Pessoas, Processos, Auditoria, Tecnologia e Indicadores).

  • Pessoas – Treinar, Reciclar, Desenvolver, Cultura da Empresa.
  • Processos – Mapear processos e vulnerabilidades, redesenhar processos, criar normas, procedimentos, políticas, ter disciplina na execução dos processos e etc.
  • Auditoria – Verificar se tudo o que foi treinado e escrito está em conformidade ou se algum precisa de atualização (aderência aos processos). Controles devem ser revisados constantemente.
  • Tecnologia – Utilizar os recursos da Tecnologia em prol do controle, aumento da eficiência (CFTV, ANTENAS ANTIFURTO, SOFTWARE DE MONITORAMENTO DE OPERAÇÕES DE CAIXA E ETC), desde que os processos estejam alinhados e definidos senão será investimento subutilizado e não atingirá os objetivos.
  • Indicadores – Ter os principais indicadores chaves mapeados e em formato de gestão a vista para as operações pois os indicadores serão a grande bussola que irá orientar os resultados pois não se gerencia o que não se mede.

 

Resultado de imagem para evolução profissionalPPB: O que prejudica o profissional de prevenção de perdas em sua evolução e reconhecimento profissional?

RC: O que prejudica muito um profissional de Prevenção de Perdas é a falta de especialização e a busca pelo conhecimento (fazer faculdade, pós-graduação, cursos e etc), buscar novidades e tecnologia em Prevenção de Perdas em sites especializados e inclusive em outros países, participação de grupos de profissionais da área de Prevenção de Perdas e etc.

Outro ponto conforme já comentado anteriormente é mudar o mindset (jeito de pensar), parar de pensar que as perdas são somente furto interno e externo.

O profissional de Prevenção de Perdas precisa agregar valor a sua função fazendo sempre novos projetos para maximização do lucro da empresa (reduzindo perdas).

Vejo muito as pessoas da área de Prevenção de perdas falarem que não tem oportunidades de mostrar o seu projeto para redução de perdas, mas o que me parece é que existe um certo medo ou receio então… (CORAGEM O NÃO É GARANTIDO, SENÃO TENTAR NUNCA VAI SABER O RESULTADO DA SUA AÇÃO).

Tenho certeza que o reconhecimento profissional virá de forma natural, porém tem que ser dado o primeiro passo.

Caso o reconhecimento não venha sempre, não se preocupe, pois, sempre vai existir uma empresa querendo levar a Prevenção de perdas a sério, esperando por você.

Temos que quebrar esse paradigma e mudar a visão da Prevenção de Perdas acabando com o coitadismo e de ser os eternos injustiçados.
Atitude…!!!

 

Resultado de imagem para visão profissionalPPB: Qual sua opinião sobre o varejo brasileiro para os próximos 5 anos?

RC: Escuto falar da profissionalização e da modernização do varejo há 20 anos, porém entra ano e sai ano e continua a mesma coisa, os mesmos problemas, as mesmas ideias, as mesmas atitudes, as mesmas pessoas, os mesmos resultados que na maioria das empresas estão ligados a problemas de gestão das empresas de varejo.

Creio que nos próximos cinco anos com a concorrência acirrada e a margem de lucro cada vez mais apertadas o grande diferencial e vantagem competitiva vai ser a Prevenção de perdas refletindo diretamente na maximização do lucro e também a utilização de novas tecnologias e a sustentabilidade para melhorar a experiência de compra do cliente (online x off-line x lojas virtuais x lojas físicas), porém ainda precisamos melhorar muito em termos de controles e eficiência operacional.

Prevenção de perdas será um requisito em todas as áreas e funções para se trabalhar no varejo.

 

PPB: Fique à vontade, para deixar sua mensagem final.

RC: Dificuldades e falta de crença sempre vão existir continuem acreditando na Prevenção de Perdas, pois é uma profissão do presente e do futuro ao mesmo tempo.

Fica uma dica para quem já trabalha ou quem almeja trabalhar na área de Prevenção de perdas, procure estar preparado e sempre estudar, ler, fazer cursos, se atualizar constantemente e evoluir sempre.

Deixo também alguns Pontos de Reflexão:

“Prevenção de perdas será o grande diferencial e a vantagem competitiva nas empresas.”

“Devemos trabalhar sempre na causa (raiz) do problema e não nas suas consequências, mitigando os riscos, prevenindo perdas.”

“Disciplina nos processos. Respirar vendas e transpirar prevenção de perdas.”

“Prevenção de perdas é questão de sobrevivência do negócio.”

 

 

Deixo um grande abraço a todos,
Rodrigo Canal