Omni-channel: A Prevenção de perdas está preparada para essa nova realidade?

Este ano será um divisor de águas e quem inovar e controlar melhor as suas despesas, custos e perdas com certeza sairá na frente perante ao pessimismo e retração do mercado, maximizando o lucro e criando vantagem competitiva.

Existe uma forte tendência que está chegando ao varejo brasileiro chamada de Omni – channel que irá revolucionar o modo de fazer compras, porém essa multicanalidade pode trazer sérios impactos para as operações das companhias senão existir uma sinergia e uma disciplina nos processos entre as áreas de tecnologia, operações, comercial, marketing, logística, controle e gestão de estoques, prevenção de perdas e riscos.

Vamos entender melhor o que é o Omni – channel imagine que você pode comprar um produto pelo seu celular e retirar em uma loja física ou comprar um produto pelo e-commerce e não gostar e trocar em uma loja física tudo isso (sem hora e dia marcado) ou mesmo você pode comprar na loja física e quando chegar ao prédio que você mora e o produto comprado já está entregue na portaria, são muitas as oportunidades e combinações aqui estamos citando apenas algumas.

O paradigma entre lojas on-line e off-line estão sendo quebrados não importando mais se o cliente compra na loja física, e-commerce, m-commerce, s-commerce, tele entregas e etc, e as empresas que não adotarem ou não se adaptarem a essa nova realidade vai perder velocidade e competitividade nesse cenário de forte concorrência e margem de lucro apertada.

Qual o papel da área de Prevenção de perdas no Omni – channel?

Agora mais do que nunca o gestor de prevenção de perdas deve mudar a sua postura de operacional e assumir definitivamente uma postura mais estratégica.

O papel da área de prevenção de perdas é de extrema e fundamental importância para o sucesso desse novo modo de comprar (Omni – channel).

O cliente é a razão das empresas existirem e também do nosso trabalho, imagine a decepção do cliente em comprar um produto e quando for à loja retirar não ter mais porque existia um estoque virtual devido a um furto ou uma avaria que não foi baixada no sistema ou mesmo um cadastro de produto na cor e tamanho errado ou um produto lançado com o código errado na frente de caixa.

Com certeza o cliente não vai querer saber das ocorrências citadas acima e em minutos ele irá publicar nas redes sociais e a imagem da empresa ficará comprometida.

Abaixo algumas dicas importantes para o sucesso do Omni – Channel:

  • Revisão dos processos das operações (lojas, e-commerce, CDs, tele entregas, m-commerce, s-commerce);
  • Treinamento das áreas envolvidas;
  • Gestão de estoques e Acuracidade;
  • Inventário geral e Inventário rotativo;
  • Utilização de novas tecnologias de controle;
  • Monitoramento constante das operações de frente de caixa e recebimento e expedição de mercadorias;
  • Revisão geral dos cadastros;
  • Criação de normas e politicas de compras e troca;
  • Combate ao furto interno, externo e assaltos;
  • Gestão a vista e indicadores estratégicos;
  • Auditoria constante dos processos.

Importante:

Com o advento dessa nova forma de comprar (Omni – channel) também surgirá novas formas de golpes e fraudes e a consequência disso são perdas iminentes impactando diretamente na margem de lucro das companhias, portanto precisamos ficar atentos e prevenir perdas é a solução mais inteligente para essa nova realidade.

Boas vendas com qualidade e segurança para juntos alcançarmos a excelência.

 

Autor: Rodrigo Canal, 19 anos de experiência em varejo em áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes. Atualmente é Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da Cambuci (Penalty/Stadium).