O gado só engorda sob o olhar do dono!

Olá, amigos!
Vocês devem estar se perguntando o que este título tem haver com Segurança Empresarial, certo? Digo que tudo!

O ditado “o gado só engorda sob o olhar do dono” descreve muito bem como deve ser a atuação de um gestor de segurança frente aos seus desafios diários. Explico melhor essa relação a seguir.

É sabido que todos os dias nos deparamos com os mais diversos cenários, sejam eles motivados por furtos, roubos, fraudes, acidentes, vandalismo, ameaças de todas as naturezas, etc, os quais chamamos de riscos inerentes. Para combatê-los é preciso que o gestor tenha um plano de ação correspondente e eficaz, o qual deve englobar as principais metodologias de Gestão de Segurança Empresarial.

Cito a análise de risco como a principal dessas metodologias, pois, acreditem, infelizmente há profissionais que a ignoram no planejamento estratégico.

Para que o plano tenha sucesso é necessário um trabalho minucioso, onde será levantado todo tipo de deficiências, sejam elas estruturais/físicas ou de processos. Deve-se, também, mapear as vulnerabilidades e obter a “fotografia” atual da situação. É a partir deste processo que o gestor de segurança começa a “engordar o gado.”

Situação mapeada, é preciso colocar em prática o plano de ação planejado e a peça fundamental para o sucesso é o envolvimento de todos os colaboradores. Vale lembrar que quando menciono colaboradores, estes não resumem-se somente ao quadro da equipe de segurança, a qual deverá ser a multiplicadora, trabalhar no “corpo a corpo” difundindo as melhores práticas. Se os colaboradores não estiverem imersos com as idéias e alinhamento da área de Segurança Empresarial, certamente o trabalho será mais penoso e o resultado não será o esperado.

Portanto, sem ações de Endomarketing e o engajamento da alta administração em todo o processo, não haverá sucesso na implementação do plano. Daí a necessidade de motivação de todos, cada um no seu papel, para efetivo sucesso do que foi planejado.

Como dono do negócio, é papel fundamental do gestor de segurança acompanhar todas as fases do plano de ação sem perder nada de vista. Sempre que a situação exigir, metas deverão ser estabelecidas, indicadores deverão ser criados e monitorados. Se necessário for, intervenções devem, também, serem feitas.

Resumindo: Se você não perder o foco de suas ações, tratar os desvios de imediato e manter os colaboradores engajados e motivados, do negócio fluirá de forma coesa.

Para terminar, deixo aqui uma frase do saudoso Chico Science: “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.”

É isso aí, amigos! Sucesso a todos, e até o próximo artigo.

Autor: André Ochoa – Consultor e Profissional de Prevenção de Perdas e Segurança Patrimonial com vasta experiência no varejo e na prestação de serviços.

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.