O Aprendizado do Varejo Sobre Estoques – Parte I
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Um dos principais pilares – senão o o principal – do varejo é a Gestão dos Estoques. Gostaria de abordar neste post um dos vários aspectos que o varejista deve considerar em relação a uma atuação eficiente com seus estoques.
Com efeito direto no consumidor mas, ainda obscuro para o varejista, a ausência do produto no ponto de venda – a conhecida ruptura – tem impacto direto nos resultados da empresa, porque ocasiona a Perda Comercial.
São diversos os fatores para a ruptura:
- Estoque Virtual (estoque no sistema diferente do estoque físico)
- Abastecimento Ineficiente (em razão do estoque virtual)
- Furto Interno ou Furto Externo (perdas)
- Quebras Operacionais (vencimentos/avarias que não baixam o estoque por ausência de processos/controles)
- Entre Outros.
O varejista deve adotar como boas práticas para evitar que estes fatores afetem sua gestão de estoques:
- Atualização constante dos estoques, através de inventários rotativos, parciais e gerais, utilizando gestão especializada e soluções sistêmicas que garantam qualidade nas contagens, relatórios de gestão e geração de indicadores para o negócio.
- Formalização dos processos de gestão de estoques e seus controles internos, com foco na prevenção de perdas e aumento da eficiência operacional do negócio.
É importante a conscientização do investimento que é realizado com estas duas ações, que tem retorno certo e garantido.
Quando a empresa passa a ter suas posições de estoque atualizadas com maior frequência, toda a cadeia de abastecimento tem ganhos. As compras são realizadas com maior qualidade, os níveis de estoque em CDs e Lojas ficam mais adequados, a gestão de perdas é mais eficiente, a visão comercial da oferta de estoque ao consumidor, o uso do capital de giro é mais adequado, entre outras ações.