Como tornar uma Equipe de Prevenção de Perdas Vencedora?
Como termos uma equipe vencedora de Prevenção de Perdas em um cenário em que encontrar profissionais qualificados disponíveis nesta área torna-se uma missão quase impossível?
Em outras áreas é possível encontrar facilmente profissionais experientes com disponibilidade para contratação imediata, porém com a Prevenção de Perdas é completamente diferente.
Neste caso, como fazer? Uma vez que a área é cobrada o tempo todo por resultados que justifiquem sua existência dentro da companhia? Seguem abaixo algumas dicas:
Primeiro Passo: para se construir uma equipe de Prevenção de Perdas vencedora faz-se necessário o alinhamento dos conceitos da área aos objetivos e expectativas da organização, assim como o entendimento das limitações que se terá no cenário em questão;
Segundo Passo: é importante que o Gestor realize contratações de profissionais com perfis heterogêneos, os mesmos devem possuir habilidades que permitam o desenvolvimento das atividades da área que estão sendo propostas ao longo do período (profissionais com conhecimentos de TI, Segurança Patrimonial, Analises Financeiras, Direito Civil, Estatística, etc.);
Terceiro Passo: o investimento em treinamento para estes profissionais será um divisor de águas. É comprovado que profissional bem preparado traz resultado muito mais rápido para a companhia;
Quarto Passo: neste momento o bom relacionamento dos integrantes da equipe com as demais áreas da empresa é muito importante para o fortalecimento das parcerias;
Quinto Passo: o Gestor deve estimular que a equipe esteja sempre atenta ao que está acontecendo no mercado, pesquisas, participação em fóruns. Boas práticas sempre serão bem-vindas para a melhoria de resultados, aos poucos você vai perceber que os profissionais estão qualificando-se cada vez mais;
Sexto Passo: o Gestor deverá desenvolver naturalmente novos líderes dentro da equipe, o time não pode viver somente em função de uma única pessoa. As células devem desenvolver-se e levantar novas soluções diante dos cenários encontrados dentro da companhia e debatê-las com a liderança.
Que fique claro, o resultado de uma equipe de Prevenção de Perdas sempre será a fotografia da sua gestão, sabemos que a excelência não virá de maneira fácil, porém com planejamento, será sim possível chegar ao topo.
Autor: Manoel José Oliveira Santos – Professor e Coordenador de Prevenção de Perdas das Lojas ETNA, com 14 anos de atuação no Varejo Brasileiro.