A Profissionalização do Varejo PME
Nestes últimos anos, o varejo PME – Pequena e Média Empresa, tem se profissionalizado muito. Tenho acompanhado essa mudança de cenário e digo, que mesmo a passos comedidos, estamos indo em direção a um varejo cada vez mais preparado no Brasil.
Sendo um dos setores da economia mais apaixonantes que existe, o varejo tem ido em busca de conhecimentos para estruturar seu negócio. O que antes era conduzido com um simples comércio, transforma-se hoje em um negócio que tem atraído profissionais recém-formados, profissionais de outras áreas, sites especializados e consultorias que assessoram este movimento.
São exemplos comuns destas mudanças:
Pergunta: “Como você compra mercadorias?”
Resposta: “Ah, eu vou até a loja, dou uma olhada no estoque…sei o que vende e o que não vende…e quando algum fornecedor chega com um desconto, hum, ai eu aproveito, viu!! Porque não é sempre que posso comprar com preço melhor…”
Pergunta: “Você sabe qual é o nível de perdas de estoque?”
Resposta: “Perda de estoque? Ah, é aquele negócio chamado balanço, inventário, né? Olha, de vez em quando some alguma coisa, mas, não olhamos pra isso não. O importante é comprar bastante para não faltar nas prateleiras!”
Pergunta: “Qual é a margem de lucro do seu negócio?”
Resposta: “Olha, quando sobra um dinheiro no banco, eu já pego. Comprei um carro novo pra mim, troquei de casa, estou bem!”
Estes e outros diálogos são comuns nas PMEs. Mas, já temos avanço e as conversas já têm ido para um rumo de compras por demanda, análise de giro de estoque, a gestão de categorias, um controle das perdas de estoque e não confundem mais a pessoa jurídica com a pessoa física, entre outros conceitos de gestão, que aliados com o empreendedorismo destas empresas, têm gerado resultados positivos, crescimento, novo posicionamento e satisfação dos acionistas e dos clientes.
Sim, o varejo está se profissionalizando…e nós temos que ser as molas propulsoras desta mudança. Temos que ser firmes em levar ao varejo tudo o que há de melhor em gestão das operações, das pessoas, das tecnologias disponíveis, da gestão dos clientes, de tudo que pode agregar valor ao negócio e colocar o varejo no nível que sempre mereceu.
Autor: Prof. Anderson A. Ozawa – Palestrante/Mentor/Consultor, Fundador do Portal Prevenção de Perdas Brasil. Apaixonado por varejo e referência em Prevenção de Perdas no Brasil. Email: anderson.ozawa@prevencaodeperdasbrasil.com.br