A Importância da Gestão de Operações no Varejo
As estruturas mais eficientes de varejo têm na Gestão de Operações uma das suas vantagens competitivas e necessárias para garantir resultados eficientes.
Está área tem um foco no negócio com a missão de garantir que tudo que faça parte do negócio funcione corretamente.
Os departamentos que geralmente compõe essa área são:
– Operações Logisticas
– Operações de Loja
– Tecnologia da Informação
– Gestão de Estoques e Abastecimento
– Gestão de Prevenção de Perdas
A sinergia entre estes departamentos garante um fluxo eficiente que reverte em Nível de Serviço: disponibilidade do produto, reposição eficiente, alocação adequada, tecnologias alinhadas com o negócio, informações de gestão adequadas ao negócio, operações de caixa alinhadas e perdas controladas.
Quanto mais eficiente e alinhado este conjunto de atividades for executado, maiores serão os resultados obtidos.
Uma Diretoria de Operações dá condições à área Comercial para focar no atendimento ao cliente, buscando a execução perfeita.
Uma Diretoria de Operações dá força à marca, com o produto certo disponível no momento certo ao cliente certo.
Empresas que investem nesta Diretoria conseguem estabelecer um pilar importante no negócio. Essa área tem por obrigação ter uma visão holística da empresa.
Saão boas práticas de uma Área de Operações:
– revisão constante dos indicadores de logistica
– manutenção de níveis de estoque adequados por loja
– prevenção de perdas com foco estratégico
– adotar estratégia de abastecimento analisando informações do consumidor
– tecnologias intuitivas com interface amigável e entregas alinhadas com a missão do negócio
– processos operacionais simples com foco no negócio
Cada vez mais, o varejo começa a olhar o básico e a executar com eficiência e foco no consumidor. Os pilares de gestão em Pessoas, Processos, Auditoria, Tecnologia e Indicadores, alinhados à nova visão da Governança Operacional, conduzem a área de Operações a um caminho de sucesso no varejo.
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