Perdas Financeiras de Crédito e seus Indicadores

As perdas financeiras de crédito devem fazer parte integrante do programa de prevenção de perdas da empresa, porque constituem uma grande representatividade nos resultados. Em função da grande procura pelo crédito, as empresas estão constituindo financeiras em sua estrutura organizacional ou associando-se a instituições financeiras.

Para gerenciar as perdas financeiras de crédito, é necessário que a alta gestão tenha em mãos os indicadores de performance de crédito:

• Inadimplência

• FPD (First Payment Default)

• Idade da Carteira (Aging List)

• Recompra/Renovação de Crédito

• Scoring

• Giro de Crédito

O acompanhamento através de sistemas de gestão propicia tomadas de decisão para a segurança de qualquer negócio.

Grande parte dos negócios contempla atualmente a sua atuação no mercado, oferecendo crédito ao consumidor, para que ele possa comprar bens de consumo ou utilizar o crédito para outros fins, obedecendo ao critério do lucro através do spread, ou seja, captar recursos a uma taxa menor do que a oferecida ao cliente.


Inadimplência: Percentual de concessões de crédito que não são recebidos no prazo de vencimento do contrato ou outrem. Indica qual a abrangência da atuação estratégica.

FPD (First Payment Default): Percentual de concessões de credito que pagam até a data de vencimento da primeira parcela do financiamento. Mede a qualidade do processo de análise e concessão de crédito e prevenção a fraudes.

Idade da Carteira (Aging List): Retrato dos recebíveis totalizados por vencimentos (a vencer ou vencidos) com percentuais e prazos médios por período. Indica qual a situação dos recebimentos da empresa.

Recompra/Renovação de Crédito: Percentual de contratos que ao final do seu pagamento, são renovados ou geraram novas compras. Indica como os clientes comportam-se perante a política de crédito da empresa.

Scoring: Quantidade de propostas aprovadas pelo Credit Score da empresa em situação de crédito inadimplente e adimplente. Mede a qualidade dos parâmetros do sistema de avaliação em relação ao universo real do crédito.

Giro de Crédito: Quantidade de vezes no ano em que o dinheiro captado é emprestado e retorna para a empresa, sem os juros da operação. Mede a eficiência do processo da operação de concessão de crédito da empresa.


Com seus relatórios em mãos, os gestores de prevenção de perdas possuem indicadores para que ações de auditoria de processos, sistemas, treinamento, entre outros, possam contribuir para que as perdas financeiras de crédito reduzam e a sua operação seja mais eficiente.

Crédito concedido com políticas e controles fidelizam o cliente, melhoram as margens das operações financeiras, garantem fluxo de caixa para a empresa e contribuem para os resultados da organização.

Em nossa próxima conversa, vamos tratar de indicadores gerenciais de perdas administrativas.


Autor: Anderson A. Ozawa é bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Luís, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. 


É especialista em Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria Interna e Segurança e atualmente, executivo  no segmento de Drogarias, atuando na área desde 2000 em grandes varejistas. 

Professor universitário, estudioso e autor de diversos artigos relacionados ao assunto, com participação constante em eventos de Prevenção de Perdas na América Latina. É o fundador do blog Prevenção de Perdas Brasil – www.prevencaodeperdasbrasil.com – , do grupo de mesmo nome no Linkedin e membro do Grupo de Prevenção de Perdas – GPP, do Provar/FIA.