Como Tornar uma Equipe de Prevenção de Perdas Vencedora
Como tornar uma Equipe de Prevenção de Perdas Vencedora?
Como termos uma equipe vencedora de Prevenção de Perdas em um cenário em que encontrar profissionais qualificados disponíveis nesta área torna-se uma missão quase impossível?
Em outras áreas é possível encontrar facilmente profissionais experientes com disponibilidade para contratação imediata, porém com a Prevenção de Perdas é completamente diferente.
Neste caso, como fazer? Uma vez que a área é cobrada o tempo todo por resultados que justifiquem sua existência dentro da companhia? Seguem abaixo algumas dicas:
Primeiro Passo: para se construir uma equipe de Prevenção de Perdas vencedora faz-se necessário o alinhamento dos conceitos da área aos objetivos e expectativas da organização, assim como o entendimento das limitações que se terá no cenário em questão;
Segundo Passo: é importante que o Gestor realize contratações de profissionais com perfis heterogêneos, os mesmos devem possuir habilidades que permitam o desenvolvimento das atividades da área que estão sendo propostas ao longo do período (profissionais com conhecimentos de TI, Segurança Patrimonial, Analises Financeiras, Direito Civil, Estatística, etc.);
Terceiro Passo: o investimento em treinamento para estes profissionais será um divisor de águas. É comprovado que profissional bem preparado traz resultado muito mais rápido para a companhia;
Quarto Passo: neste momento o bom relacionamento dos integrantes da equipe com as demais áreas da empresa é muito importante para o fortalecimento das parcerias;
Quinto Passo: o Gestor deve estimular que a equipe esteja sempre atenta ao que está acontecendo no mercado, pesquisas, participação em fóruns. Boas práticas sempre serão bem-vindas para a melhoria de resultados, aos poucos você vai perceber que os profissionais estão qualificando-se cada vez mais;
Sexto Passo: o Gestor deverá desenvolver naturalmente novos líderes dentro da equipe, o time não pode viver somente em função de uma única pessoa. As células devem desenvolver-se e levantar novas soluções diante dos cenários encontrados dentro da companhia e debatê-las com a liderança.
Que fique claro, o resultado de uma equipe de Prevenção de Perdas sempre será a fotografia da sua gestão, sabemos que a excelência não virá de maneira fácil, porém com planejamento, será sim possível chegar ao topo.
Autor: Manoel José Oliveira Santos – Professor e Coordenador de Prevenção de Perdas das Lojas ETNA, com 14 anos de atuação no Varejo Brasileiro.