Por que Prevenção de Perdas?
Quando falamos no comércio varejista, temos hoje a preocupação com os resultados e onde buscá-los; sabendo que na questão administrativa todas as contas são bem geridas e deve ser assim, voltamos nosso olhar ao processo como um todo e uma das vértices que podemos explorar é a questão da Prevenção.
Falando na operação varejista, loja e CD, definimos inicialmente o que é Perda: ” Todo resultado não alcançado por falha operacional ou gerencial” e também como controlar: ”medindo resultado, desenvolvendo solução, treinamendo e motivando as equipes.”
Sabendo disso, juntamos a questão prevenção buscando sinergia neste processo, ou seja, termos ações direcionadas e aplicadas na operação e em todo processo da empresa visando auditar processos e qualidade das ações, gerando redução do prejuízo ou perda. Para maximizar este processo teremos que agregar valor ao departamento de segurança patrimonial, ou seja, termos estes profissionais treinados nos sentido de aumentar a responsabilidade, atuando em conjunto com a linha gerencial e ao mesmo tempo tendo parcialidade na questão da auditoria de processos.
A segurança patrimonial agregará responsabilidades tendo pessoal mais qualificado, estando em sintonia com os objetivos da empresa e atuando de forma profissional, sendo a imagem da empresa, imperativo será a questão formação e treinamentos constantes; estes profissionais serão também multiplicadores da informação e formadores no contesto de mudança.
Investir é preciso, onde havia custo haverá retorno financeiro, sendo necessário que o gestor conheça o projeto e possa apoiar, sabendo que a questão cultura será agregada com o tempo e fará parte da empresa. Será necessário também a visão macro do negócio, não se atendo a casos isolados. Os números financeiros serão a referência e também o balisador das ações.
A questão comunicação deve ser direta e de fácil assimilação, o departamento de recursos humanos deve ser parte integrante deste grupo e estar nas ações operacionais, buscando a união de todos para que o processo seja aculturado.
No final a questão será de todos, ou seja, haverá um departamento especialista, mas haverá uma cultura por departamento e seção onde todos devam falar, participar e viver a questão Prevenção de Perdas que neste momento estará presente desde a compra pelo comercial, onde tudo começa e termina, até a colaboradora da limpeza, atuando de forma proativa e preventiva. Na questão administrativa gerencial e empresa, os resultados por loja, regional e bandeira serão focados como forma de atuação e o melhores poderão dividir as ações com os resultados mais comprometidos, porque o profissional que realizar certamente estará em evidência.
O conceito Prevenção de Perdas pode e deve ser aplicado no comércio varejista, mas certamente é aplicável a outros ramos de negócio, com objetivo de transformar prejuízo ou quebra em resultados para empresa.
Fonte: NL Suporte a Gestão – http://nl.com.br/blog/?p=992#comment-245