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LUCRO X PERDAS: O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO NO PONTO DE VENDAS

Atualmente, com a alta competitividade e o cliente cada vez mais exigente, o gerente de loja tornou-se figura muito importante nos resultados da empresa.

Em décadas anteriores o gerente de loja tinha como principais atribuições as questões burocráticas e financeiras da loja, porém esse pensamento mudou. O gerente estratégico deve ser proativo e analítico, tendo como visão todas as áreas da empresa e buscando sempre os melhores resultados da sua loja, seja aumentando as vendas, mitigando as perdas ou gerindo recursos humanos.

 

Nesse artigo trataremos basicamente das decisões tomadas por gerentes de loja que podem refletir no resultado final da empresa.

 

Faremos um paralelo entre ações para aumentar as vendas que bem estruturadas ajudarão na diminuição das perdas.

 

Quando pensamos em vendas, logo nos vem à cabeça o preço do produto, mas como vender mais e lucrar mais sem alterar o preço do produto?

 

Fácil, PREVENINDO PERDAS!

 

Veremos abaixo algumas ações que bem estruturadas pelo gerente de loja ajudarão a aumentar sua lucratividade:

 

·         Atendimento Preventivo

 

Ações simples, como o atendimento diferenciado, podem ser fortes aliados para a diminuição das perdas. Quando abordamos o cliente para oferecer um produto, realizamos um “Raio X” daquela pessoa e na hora traçamos o perfil sociológico dela. Por que não utilizar essa sensibilidade para reduzirmos perdas?

 

Da mesma forma que realizamos o atendimento para oferecer um produto, podemos realizar o atendimento preventivo que visa traçar o mesmo “Raio X” realizado no atendimento de vendas, porém evitando que naquele momento aconteça o furto por oportunidade.

 

·         O gerente “maestro”

 

O gerente “maestro” tem como característica “orquestrar” sua equipe, ou seja, liderar e delegar atribuições para os demais membros da equipe. Dessa forma, as responsabilidades serão divididas e os controles facilitados.

 

·         Perdendo menos, vendendo mais

 

Quando o gerente e sua equipe realizam as ações citadas anteriormente, consequentemente diminui a ruptura de produtos. Quando a loja possui produtos para atender sua demanda o cliente fica satisfeito e as vendas aumentam.

 

Essas ações são simples e quando bem elaboradas, trazem ótimos resultados para a empresa.

 

O desafio para a Prevenção de Perdas e a Área Comercial é dispor de recursos para que essas ações possam acontecer, seja com treinamentos de atendimento, explanação dos resultados e/ou visitas as lojas para entendimento das principais características do ponto de vendas.

 
Autor: Jefferson Fernandes da Silva – Bacharel em Administração de Empresas e Analista de Prevenção de Perdas Sênior na Raia Drogasil S/A, com 8 anos de atuação no varejo de drogarias.

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