Dicas de Prevenção de Perdas – Recebimento de Mercadorias

Olá, tudo bem?

Vamos dar algumas dicas de como melhorar sua operação de recebimento de mercadorias, para aumentar os controles e reduzir as perdas. Este é um dos processos no varejo que tem mais pontos de risco, e consequentemente, oportunidades para o negócio.

1) Com entrega em frota própria ou frota terceirizada, faça uso de lacres nas portas do caminhão, baú traseiro e lateral. Este lacre deve ser numerado e seu número deve estar na nota fiscal ou romaneio de entrega. No ato da entrega, confira a condição física dos lacres e se a numeração corresponde.

2) Faça a conferência dos produtos de alto risco. Estes devem ser os primeiros volumes de conferência na chegada da entrega em sua loja. Para estes itens a conferência física deve ser de 100% em comparação com a nota fiscal. Não devem ser admitidas divergências.

3) Para os demais produtos, faça uma conferência amostral para demonstrar o seu controle sobre o processo. O uso de coletor de dados confere maior agilidade no processo, vale a pena pensar neste investimento.

Importante: preste atenção nas unidades de medida. Por exemplo, Caixas versus Unidades, Unidades versus Kg. Uma entrada errada, acarretará em perda também!

4) As eventuais divergências devem ser apontadas e os motivos identificados, para possuir base de dados que indique onde estão os problemas e seja possível uma ação corretiva.

5) Quando possível, tenha um fiscal de prevenção de perdas acompanhando o trabalho do conferente do recebimento. Sua isonomia irá garantir a qualidade do processo.

6) Produtos avariados devem ser identificados, segregados, ajustados no estoque e tratados junto à transportadora ou CD para ressarcimento.

7) Todos os produtos com prazo de validade devem ser conferidos e somente serão aceitos de acordo com regra previamente estipulada ou exceção tratada entre gerência da loja, compras e logística.

8) Motoristas, entregadores, auxiliares de transporte, não devem ter acesso às áreas internas de recebimento da sua loja.

9) Ao sair da sua loja para entrega em outra unidade, o caminhão deve ser lacrado novamente, desta vez com lacre numerado da loja, e a numeração anotada na nota fiscal e comunicada para a gerência da loja seguinte.

10) A guarda dos produtos no estoque deve ser rápida, onde os produtos de alto risco são os prioritários, juntamente com produtos de geladeira/resfriados.

Estas são apenas algumas dicas, o processo de recebimento é bem complexo e deve ser tratado com zelo e importância pela loja!

Transforme suas perdas em LUCROS!!

Autor: Anderson A. Ozawa – Sócio Diretor da AOzawa Consultoria, empresa focada na excelência do varejo, oferecendo consultoria e serviços de Prevenção de Perdas, Processos, Riscos, Estoques, Segurança, entre outros. 

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