Home » Anderson Ozawa » A Gestão de Pessoas e a Prevenção de Perdas

A Gestão de Pessoas e a Prevenção de Perdas

Como já comentamos em artigos anteriores, a Prevenção de Perdas é uma ferramenta que consiste em processos bem definidos, tecnologia, treinamento, indicadores de performance e pessoas. De todos estes fatores, as pessoas materializam os resultados dos demais itens, de acordo com a estratégia definida pela empresa.

É fundamental que em um programa de Prevenção de Perdas, a Gestão de Pessoas seja tratada com prioridade estratégica e este será o nosso assunto desta edição. Os membros da organização devem primeiro estar inseridos na cultura de prevenção de perdas – que deve ser patrocinada pela alta administração – para que tenham em seu dia-a-dia o sentido do trabalho que deve ser executado e quais serão os objetivos a serem atingidos.

Quando a empresa e divulga seu programa de prevenção de perdas, por ser um assunto estratégico, tem nas pessoas a base primordial para que todas as propostas e metas possam ser entendidas, absorvidas e praticadas. Os líderes estratégicos dependem da homogeneidade das informações em todas as faixas da estrutura organizacional, pois sabem que, pessoas devidamente treinadas, trabalhando em um clima organizacional que proporcione criatividade para as ações e sobretudo, comprometimento e envolvimento com a empresa, são a peça fundamental deste tipo de ação estratégica.

As empresas compram e implantam tecnologia de ponta para reduzir suas perdas – coletores de dados para recebimento e expedição de mercadorias, antenas de alarme para lojas, CFTV, monitoramento de frente de caixa, entre outros – mas, se os colaboradores não forem capacitados, faltar motivação e comprometimento, as tecnologias não trarão os benefícios ao utilizar esta tecnologia, pois não estarão aproveitando ao máximo sua capacidade.

São dicas importantes quando se fala de Gestão de Pessoas em Prevenção de Perdas:

  • CULTURA ORGANIZACIONAL: Não adianta a organização ter processos bem definidos, se as pessoas não entenderem o sentido das coisas, não estiverem envolvidas com o objetivo maior da empresa, sabendo que o resultado obtido será compartilhado com todos. É importantíssimo que as pessoas tenham consciência que a empresa crescerá e que cada um aumentará seus conhecimentos, sua produtividade, entre outros itens.
  • TREINAMENTO: Além do envolvimento cultural, o treinamento é um dos pontos fundamentais para que as pessoas possam contribuir com a correta aplicação dos processos. A área de treinamentos deve produzir eventos que mexam com as pessoas, tocá-las, colocar um sentido maior nas atividades. Quando pessoas trabalham com um sentido organizacional, o trabalho deixa de ser uma obrigação e torna-se uma arte.
  • CAMPANHAS INTERNAS: Dentro da estratégia, são formas de envolver as pessoas, campanhas internas e premiações por desempenho, que tratam de forma lúdica as ações que devem ser implementadas e motivam os colaboradores com remuneração variável e reconhecimento.
  • MOTIVAÇÃO: Colaboradores desmotivados não ligam para os processos da empresa, não se importam com as metas e objetivos e tampouco se esforçam para alterar este quadro, levando em alguns casos, a adotarem postura de ferir a organização de alguma forma – moral, financeira, etc. – o que leva a perdas.
  • VISÃO SISTÊMICA E HOLÍSTICA: Uma organização que aprende, é uma organização que tem visão sistêmica e holística para resolver seus problemas. Sistêmica porque analisa todas as inter-relações entre os setores e processos. Holística porque leva em consideração como o ser humano irá reagir à decisão tomada para resolver o problema.

Gerenciar pessoas, com cultura organizacional definida, um ambiente organizacional favorável, estimulando a aprendizagem organizacional compõem um conjunto de fatores fundamentais para que o programa de Prevenção de Perdas, já que é resultado da ação das pessoas, utilizando a tecnologia e processos definidos e com riscos mitigados, com treinamento contínuo e reforço cultural constante, sempre monitoradas através de indicadores de performance que mostrarão se o rumo está certo.

Siga-nos nas Redes Sociais:
0

About Anderson Ozawa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enjoy this blog? Please spread the word :)