Perdas somam 1,95% do faturamento de supermercados em 2012, diz Abras
Parcela correspondeu a R$ 4,74 bilhões no ano passado. Porcentagem apresenta leve queda sobre índice de 1,95% em 2011.
As perdas nos supermercados brasileiros representaram 1,95% do faturamento do setor em 2012, parcela que equivale a aproximadamente R$ 4,74 bilhões, de acordo levantamento divulgado nesta quarta-feira (14) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A porcentagem apresentou uma pequena queda se comparada com o índice de 1,96% em 2011.
A constatação é da 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada entre junho e julho de 2013. A pesquisa contou com a participação de 214 empresas supermercadistas, cujo faturamento somado atinge R$ 83,1 bilhões (equivalentes a 34% do setor), diz a Abras.
O estudo foi elaborado em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil.
A pesquisa constatou que a área mais crítica em termos de perdas é a de frutas, legumes e verduras, que em 2012 registrou perdas de 4,22%.
Outros setores com índice de perdas alto foram o de padaria, com 2,37%, e açougue, com 2,24%.
Demais áreas também registraram resultados expressivos de perdas, como perfumaria (1,49%) e bazar (1,42%).