Ferramenta de segurança da IBM identifica ameaças e fraudes

A ferramenta de segurança da IBM já foi lançada e pode analisar terabytes de dados, incluindo e-mails, para ajudar clientes a detectar ataques externos que visam roubar informações sigilosas ou ameaças internas que podem revelar segredos corporativos.
 
Chamada de IBM Security Intelligence with Big Data, a ferramenta é projetada a partir de dois dos principais produtos da empresa: a versão corporativa IBM do banco de dados open-source Hadoop, que possui ferramentas de análise conhecidas como InfoSphere BigInsights.
 
A ferramenta está sendo implantada em algumas das grandes corporações e governos. IBM Security Intelligence with Big Data pode ser, em teoria, aplicado a serviços baseados em nuvem, mas o seu ponto de partida provável será a implantação perto do centros de dados da empresa, onde grandes quantidades de dados são de fácil acesso para o seu funcionamento.
 
A ideia é coletar deste volumoso fluxo as pistas que indicam que a empresa está sob ataque ou foi comprometida, e como isso aconteceu. O CTO da IBM, Sandy Bird, disse que a tecnologia é mais provável de ser previamente adotadas por grandes empresas com equipes de cientistas de dados.