Ciclo de Entrevistas com Profissionais de Prevenção de Perdas: MANOEL JOSÉ OLIVEIRA SANTOS

Dando continuidade, temos hoje mais uma entrevista em nosso Ciclo de Entrevistas com Profissionais de Prevenção de Perdas. Nosso convidado é o Sr. Manoel José Oliveira Santos, Coordenador Setorial de Prevenção de Perdas, da empresa Lojas Etna.
_________________________________________________________________________________
Nome: Manoel José Oliveira Santos
Cargo Atual: Coordenador Setorial de Prevenção de Perdas


Empresa em que atua atualmente/Breve histórico da empresa:

Lojas Etna.  Empresa que começou em 2004 e que atua no ramo de móveis e decoração.
Tempo de atuação em Prevenção de Perdas:
8 Anos

Qual seu maior desafio em Prevenção de Perdas?

Considero que até o momento tive dois desafios, o primeiro foi ter a honra de fazer parte da equipe de Prevenção de Perdas maravilhosa que foi formada nas lojas Marisa em 2005, comandada brilhantemente pelo Carlos Eduardo. Neste momento construímos uma área que ainda não era conhecida no Brasil onde eu tive a incumbência de desenvolver a cultura de Prevenção de Perdas em regiões do Nordeste. Posteriormente fiz parte da equipe na matriz,  onde o trabalho estendeu-se a toda a rede e os resultados almejados foram alcançados, solidificando de maneira definitiva o departamento na companhia.

No segundo desafio, diria que ainda estou vivenciando, só que agora nas lojas ETNA. Nesta casa temos a missão de dar um novo corpo para a área de Prevenção de Perdas, com novos objetivos e nova forma de trabalho para todos os integrantes do time.

Qual sua maior realização em Prevençãde Perdas?

Ter feito parte de uma equipe que foi considerada benchmarketing do mercado brasileiro. O trabalho do time rendeu muitos frutos como o respeito do mercado e reconhecimento dentro e fora da companhia.
Quais são as características de um profissional de Prevenção de Perdas, na sua opinião?
Sem dúvida alguma um profissional inconformado com a sua realidade, que sempre procura melhorias, autodidata, postura de liderança, visão estratégica e com uma boa rede de relacionamento dentro e fora da companhia.

Como você enxerga o mercado de prevenção de perdas no Brasil?
Acredito que é um mar de oportunidades, quando vejo que fora de nosso país temos estruturas com Diretoria de Prevenção de Perdas tenho certeza que temos muito a fazer ainda aqui em solos verde-amarelo no âmbito da profissionalização da área.

Gostaria de deixar uma mensagem para os membros do blog?

Amigos, temos um enorme desafio em mostrar aos empresários brasileiros a importância estratégica desta área nas corporações. No Brasil, a Prevenção de Perdas ainda é vista por alguns como uma área extremamente operacional, mas o resultado que a Prevenção de Perdas promove, impacta diretamente no EBITDA da empresa, o que aumenta significativamente nossa valorização.

Mas a integração dos profissionais desta área nos últimos dois anos têm sido muito positiva e sem dúvida alguma irá contribuir no crescimento e amadurecimento dos profissionais da Prevenção de Perdas no cenário brasileiro.


Muito obrigado