Estoques e Prevenção de Perdas
A gestão de estoques é fundamental para um programa eficiente de Prevenção de Perdas. Níveis altos se estoque dificultam a fiscalização na área de vendas e a aplicação do Primeiro que Vence Primeiro que Sai, mais conhecido como PVPS (da sigla FEFO, First End First Out) que previne as perdas de quebras por vencimento.
Até as realizações de inventário são mais difíceis quando os estoques estão mais cheios, e a confiabilidade nos resultados fica comprometida.
É importante que as decisões de estoque tenham a participação da prevenção de perdas que detém as informações de perdas por produto, categoria e unidade de negócio, para opinar e alertar.
Fica a dica!
Autor: Anderson A. Ozawa é bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade São Luís, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas.
É especialista em Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria Interna e Segurança e atualmente, executivo no segmento de Drogarias, atuando na área desde 2000 em grandes varejistas.
Professor universitário, estudioso e autor de diversos artigos relacionados ao assunto, com participação constante em eventos de Prevenção de Perdas na América Latina. É o fundador do blog Prevenção de Perdas Brasil – www.prevencaodeperdasbrasil.com – , do grupo de mesmo nome no Linkedin e membro do Grupo de Prevenção de Perdas – GPP, do Provar/FIA.