Miopia Estratégica com a Prevenção de Perdas
Após conversar com uma amiga, excelente profissional de prevenção de perdas, fiquei intrigado em como ainda podem existir empresas com miopia estratégica.
Como uma empresa pode tomar a decisão de extinguir uma área de prevenção de perdas? Para mim, executivos que tomam essa decisão, gostam de rasgar dinheiro,não ligam para o lucro, deve ser isso. Ou seja, nãos abem exercer sua função de executivos em uma empresa.
E o pior de tudo, é que diariamente nos deparamos com essas decisões. A miopia estratégica ou diminui a atuação e a força da área ou acaba com ela. Começam a olhar para prevenção de perdas como despesa e não como investimento. Até o momento em que os números de perdas, sejam elas quais forem, começam a aumentar, sem informações, não se sabe qual a origem e tudo começa a virar uma enorme bola de neve que começa a passar sobre a empresa.
Minha luta árdua pela visibilidade da prevenção de perdas e de seus profissionais é para isso. Para evitar que executivos sem visão tomem essas decisões. A mesma paixão que outras áreas já conhecidas tem não é diferente da paixão que sentimos pela prevenção de perdas. O posicionamento estratégico que outras áreas já conhecidas tem não é diferente da que a prevenção de perdas possui.
Já passamos do tempo em que demitir pessoas e eliminar áreas, para um ganho de curto prazo de caixa, é a decisão ideal para melhorar a lucratividade de uma empresa.
Investir em criatividade, pessoas, em áreas estratégicas, é a diferença entre ser uma empresa medíocre e ser uma empresa vencedora.
Sinto-me mal vendo histórias como essa acontecendo todos os anos. E minha luta pela exposição nacional da prevenção de perdas no Brasil não vai terminar. Essas decisões alimentam ainda mais a vontade de deixa a prevenção de perdas mais forte e viva nas empresas, posicionada estrategicamente e mostrando seu valor através dos resultados apresentados e de seus profissionais capacitados, experientes e apaixonados.
Autor: Anderson A. Ozawa – Fundador do Blog Prevenção de Perdas Brasil