SunGard identifica dez tendências globais em gestão de ativos na indústria de investimentos

Martin Boyd, presidente da área de negócios de Asset Management disse: “A linha que separa gerentes de ativos institucionais e investimentos estruturados está se tornando cada vez mais tênue, uma vez que estratégias, prioridades e objetivos de investimento estão se alinhando. 
 
A realocação de ativos, tanto para estratégias de investimentos estruturados como tradicionais, colocam grande pressão para os investimentos renderem. Desta forma, gestores estão procurando soluções tecnológicas que ajudem a reduzir a complexidade das plataformas, a fim de melhorar a gestão de risco e gestão de conformidade para, assim auxiliar de forma efetiva na geração do alfa (coeficiente que avalia o retorno líquido de um investimento ou portfólio, ajustado ao risco)”. 
 
A SunGard, uma das empresas líderes mundiais em serviço de software e tecnologia, identificou dez tendências que estão moldando a indústria de gestão de ativos. São elas:
 
1. A continuidade do plano de negócios tem se tornado mais importante para fundos multimercado, devido à demanda dos investidores.
 
2. Processos automatizados com workflow simplificado serão fundamentais para ajudar nos fundos multimercado, facilitando o acesso a informações e elaboração de relatórios, para a redução de risco associado ao processo de due diligence.
 
3. Enquanto as clearings (CCPs) fornecem uma solução para a valorização dos OTCs padronizados na maioria dos países, produtos complexos vão exigir maior transparência e terão de ser avaliados de forma mais frequente.
 
4. Gestores vão olhar mais para soluções em nuvem, devido ao menor custo de propriedade, rápido tempo de implementação e escalabilidade que elas fornecem.
 
5. Para atender à crescente demanda de dados e informações, gestores de ativos precisarão de mais ferramentas analíticas que ajudem a encontrar o alfa, por meio de correlações que criem visualização em grandes conjuntos de dados.
 
6. Devido ao aumento da riqueza de sua população, a China está se tornando uma área-chave de investimentos tradicionalmente de maior risco, e também de fundos de investimentos estruturados, como os de hedge.
 
7. Gerentes de ativos de médio porte se sentirão pressionados pelos custos dos grandes gestores, que se beneficiam de economias de escala e precisarão satisfazer às demandas dos clientes por transparência e confiabilidade nos retornos. 
 
8. Os novos relatórios anuais (Form PF) para gestão de investimento nos Estados Unidos necessitam de gestores de fundos que tenham uma análise muito mais detalhada de cada investimento, mas com direcionamento para um sistema holístico que capture toda a amplitude necessária. 
 
9. A fim de cumprir os mandatos FATCA, gestores de ativos terão que estabelecer um livro de impostos online (online tax book) com flexibilidade para preparar dados contábeis para autuações fiscais em vários países. 
 
10. A crise na Zona do Euro vai passar para o Oriente e gerentes de fundos asiáticos precisarão encontrar técnicas de análise de cenários para mitigar o risco de mercado.
 
Dushyant Shahrawat, diretor sênior de pesquisa do CEB TowerGoup disse “Devido ao mercado crescente e complexidade de regulamentação como EMIR, Dodd-Frank e FTCA, gestores têm que demonstrar transparência e consistência para mitigar o risco. Um elemento-chave da gestão de riscos eficaz é ter uma visão holística da informação antes de as decisões de investimento serem executadas. A capacidade de focar nas competências essenciais e novos modelos de entrega que aumentem a eficiência e menor custo total de propriedade vão diferenciar os gestores de fundos de seus concorrentes, além de ajudar no crescimento dos ativos sob gestão”. 
 
Para ouvir um podcast com Presidente de Negócios e Gestão de Ativos da SunGard, Doug Morgan, sobre as 10 tendências que afetam a indústria de investimentos em 2012, basta acessar: http://www.capitalize-on-change.com/404.aspx?aspxerrorpath=/layouts/SunGard/COC%20Default%20Layout.aspx (parte 1) e http://www.capitalize-on-change.com/your-business/institutional-asset-management/resources/top-trends-in-asset-management-part-2.aspx (parte 2).
 
Sobre a SunGard
 
A SunGard é uma das empresas líderes mundiais em serviço de software e tecnologia, fornecendo soluções de processamento para o mercado financeiros, educacionais e ao setor público. A SunGard tem mais de 17.000 funcionários, atendendo aproximadamente mais de 25.000 clientes em mais de 70 países. Também fornece serviços direcionados para disaster recovery, gerenciados de serviços TI, serviços de consultoria na disponibilidade de informações e software de gerenciamento de continuidade empresarial. Com receita anual de U$ 4,5 bilhões, a SunGard é a maior empresa particular de software e serviços e está classificada na 480ª posição da Fortune 500. Para mais informações, por favor, acesse: www.sungard.com 
 
Informações de marca comercial: SunGard e o logotipo SunGard são denominações comerciais ou marcas registradas da SunGard Data Systems Inc. ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de marca são denominações comerciais ou marcas registradas de seus respectivos titulares.
Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97592:sungard-identifica-dez-tendencias-globais-em-gestao-de-ativos-na-industria-de-investimentos&catid=48:cat-info-ti&Itemid=329