O Desafio da Prevenção de Perdas em Empresas Familiares

A quem diga que a bola da vez são as pequenas e médias empresas para o desenvolvimento da área de Prevenção de Perdas no cenário brasileiro. Realmente se observarmos os últimos anúncios especializados em contratação iremos observar o crescimento da demanda por profissionais da área em todas as regiões do país. 

 

 
E a pergunta que não quer calar, qual será o meu desafio em empresas consideradas pequenas ou médias? Por Onde começar? Qual o resultado apresentarei em curto, médio e longo prazo? Como pensa o empresariado com este perfil de empresa?
Como perceberam as dúvidas não param por aí, o Gestor de Prevenção de Perdas terá uma grande responsabilidade pela frente e um planejamento bem estruturado se faz importante para embasamento de todo trabalho que será desenvolvido.
A primeira grande dificuldade é deixar claro que a área de Prevenção de Perdas não gera receita para a companhia, desta maneira, faz-se necessário o desenvolvimento de indicadores que permitam visualizar o desempenho do departamento e o impacto que estes números causam no aumento do EBTIDA.
Diante deste cenário o gestor da área deverá justificar a existência através da redução das perdas financeiras dentro da empresa. Uma grande maioria das empresas brasileiras têm como foco apenas a redução de perdas de estoque, porém é importante saber que a abrangência da redução das perdas vai mais além.
A Prevenção de Perdas pode atuar também nas seguintes frentes: Perdas Financeiras de tesouraria, Trabalhistas, Sistêmicas, Crédito, Segurança Patrimonial, toda a cadeia logística, Vendas, Marketing, etc.
Para que esta abrangência seja possível, é de extrema importância a elaboração de um planejamento com as devidas especificações de cada etapa da implantação, informando prazos e expectativas de resultados a serem alcançados durante um período.
A composição do departamento com uma equipe de conhecimentos heterogêneos também é importante, pois a experiência e conhecimentos técnicos diferentes quando somados transformam-se em resultados excepcionais.
Na elaboração do planejamento é de extrema importância deixar claro para a alta gestão da companhia as metas de curto, médio e longo prazo, recomenda-se que a de curto prazo seja relacionada à números que garantam e justifiquem a existência da área.
Para a obtenção do sucesso primeiramente todos os componentes do departamento devem estar engajados com a missão a ser conquistada, para que consigam envolver as outras áreas a entenderem e aceitarem de maneira mais natural a filosofia e cultura da Prevenção de Perdas, que trará bons resultados a todos:
– Desenvolvimento de indicadores;
– Contratação com perfis de campo e estratégicos;
– Planejamento estratégico bem definido;
– Metas a curto, médio e longo prazo;
– Disseminação da Cultura da Prevenção de Perdas na Empresa.
Autor: Manoel José Oliveira Santos – Professor e Coordenador de Prevenção de Perdas das Lojas ETNA, com 14 anos de atuação no Varejo Brasileiro.