Onde estão suas perdas?
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Partindo da premissa que o que não é visto não é lembrado e que aquilo que não vemos não podemos administrar. Com essas premissas em mente vamos refletir sobre algumas perguntas:
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Qual o destaque que é dado para os números de perdas?
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Numa reunião sobre resultados os números das perdas são abordados com clareza?
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Suas perdas estão camufladas nas despesas e no custo operacional?
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Sua empresa considera as perdas como um índice comercial?
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Todos os envolvidos no processo sabem os números de perdas do seu setor?
Para começar a administrar as perdas e poder elaborar estratégias para conte-las e até erradica-la é preciso que as perdas sejam de conhecimento de todas ás áreas da empresa. Se tratando de lojas desde o gerente da loja até a equipe operacional devem saber os números de perdas, os encarregados de setor devem ter muito claro quais são os subsetores com maiores problemas, agindo dessa forma todos estarão envolvidos na busca por melhores resultados e terão condições de compreender que para aumentar a margem do setor não basta somente vender, tem que ter uma visão de todo o processo.
Nas reuniões sobre performance e resultados são abordados indicadores sobre volume de venda, margem de lucro, participação do setor, ticket médio entre outros, e muitas vezes o número de perdas não é apresentado, como se fosse um número a parte e de uso exclusivo do departamento de prevenção de perdas. Essa é uma visão limitada, pois as perdas podem ser causadoras da queda de todos os outros indicadores e precisa ser considerada como um índice comercial. As perdas geram rupturas, perda na margem de lucratividade e a perda da rentabilidade da loja, portanto precisa ser abordada com a mesma seriedade e relevância nos resultados.
As perdas precisam contabilizadas e receberem um destaque nos demonstrativos de resultados da empresa. Se não fizermos isso gastaremos muita energia para reduzir custos sem alcançar êxito, pois as perdas acabam se diluindo no faturamento de aluguel, luz e outros e nunca serão corrigidas pontualmente. O segredo é isolar o número de perda e trata-lo isoladamente procurando sua causa raiz.
Encerro esse artigo com objetivo de leva-lo a refletir qual o nível de conhecimento dos números de perdas dentro de sua empresa ou loja. Todo tempo é tempo de identificar e tratar as perdas para potencializar o lucro e os resultados, mas em tempos de crises que estamos vivendo é uma questão de sobrevivência.
Colunista: Alexandre Sanches de Oliveira
Profissional especialista em Segurança e Prevenção desde 2005, atualmente como Consultor de Prevenção de Perdas na Rede Oba Hortifruti com a missão de implantar o Departamento de Prevenção de Perdas.
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Muito bom o artigo, nós de prevenção de perdas temos que mostrar esses números e fazer entender que se não focarmos na resolução da oportunidade sempre identificando a causa raiz, todo o trabalho pode ser em vão.
Por isso que eu digo: ” Todos investimentos na prevenção de perdas, são menores que os prejuízos ocasionados por estas em uma empresa que não esteja preparada para combatê-la”. JLM