A Segurança Eletrônica na Prevenção das Perdas

Quando se fala de segurança eletrônica, faz-se necessário primeiramente entender o termo segurança eletrônica, que neste contexto, define-se como mecanismo a qual se providencia meios para reduzir a vulnerabilidade de alguma coisa. Essa segurança envolve pessoas, processos e principalmente, tecnologia.

Várias são as medidas de segurança eletrônica que podem ser empregadas, tais como: o controle de acessos, Circuito Fechado de TV (CFTV) e Antenas antifurto.

 

O controle de acesso para identificação de usuários é eficaz, porém torna necessária a criação de cadastro de identificação de todos os usuários potenciais para controlar e gerenciar os acessos desses. Usa-se atualmente para tal identificação: cartões para usuários; senhas para acesso; catracas eletrônicas e portas de segurança, identificação por biometria, etc.

 

Das tecnologias implantadas com maior frequência estão os CFTV’s, que capturam imagens estrategicamente do ambiente e podem ser monitoradas em tempo real ou gravadas para pesquisa e ou registros futuros. Esse tipo de tecnologia pode ser empregada, basicamente, com câmeras, que podem ser fixas ou câmeras em trilhos.

 

Das antenas antifurto que se pretende abordar com mais ênfase, encontram-se as tecnologias de radiofrequência e acusto magnética. São inúmeros os modelos, formatos, tamanhos e tecnologia empregada.

 

Devido ao seu custo benefício, as antenas antifurto são utilizadas com mais frequência no varejo, como prevenção de furtos a produtos considerados de alto risco.

 

Os Estados Unidos da América foram os pioneiros a aplicarem sistemas eletrônicos de segurança antifurtos. Em 1963 a empresa Sentronic International, criou um sistema baseado em campos eletromagnéticos que teve como primeiro cliente a Biblioteca Pública de Grand Rapids.

 

A tecnologia Acusto Magnética (AM) funciona com um campo magnético produzido por ondas de ressonância magnética de baixa frequência. Essas ondas são ampliadas quando em contato com dispositivos de mesma frequência, no caso, antenas e etiquetas.

 

As principais vantagens da tecnologia Acusto magnética são a possibilidade de desativação e reativação das etiquetas antifurto e compatibilidade entre antenas e etiquetas de fabricantes diferentes. Como principal desvantagem, pode ser destacado, o preço, um pouco além da tecnologia de radiofrequência.

 

A tecnologia de Radiofrequência (RF) consiste basicamente na utilização de antenas e etiquetas de identificação. As etiquetas são planas, adesivas, de dimensões reduzidas, contendo um microchip de sensores especiais de dispositivos para identificação.

 

Entre as vantagens dessa tecnologia estão o baixo custo de implantação e manutenção e ocorrência mínima de alarmes falsos. Tem como principais desvantagens a fácil localização das etiquetas pelos clientes, podem sofrer interferências quando coladas em produtos metálicos, que podem vir a bloquear os sinais de rádio impossibilitando a leitura, vulnerabilidade, pois as etiquetas visíveis podem ser retiradas.

 

Dentre vários equipamentos lançados pelo mercado tecnológico, abordaram-se com maior ênfase as tecnologias antifurto RF e AM. Foram apresentadas as principais vantagens e desvantagens de cada sistema.

 

Espera-se que esse estudo sirva de incentivo para muitos outros, bem como, para gestores que pretendem implantar sistemas eletrônicos de segurança, visando garantir a maximização dos lucros diminuindo perdas.

 

Autor: Jefferson Fernandes da Silva – Bacharel em Administração de Empresas e Analista de Prevenção de Perdas Sênior na Raia Drogasil S/A, com 8 anos de atuação no varejo de drogarias.